sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O liberal destaca e reconhece um importante projeto da SEDUC



Leiam a matéria publicada na edição de 26/08/2010:

Aluno repórter -Mais de 300 jovens passaram pelas aulas em cinco municípios do Pará

Contribuir para a construção do conhecimento e da formação integral de adolescentes, jovens e adultos, por meio de habilidades desenvolvidas em sistemas de radiodifusão e televisão, é o objetivo do Projeto "Aluno Repórter - A Imprensa na Escola", desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) no interior do Pará. O projeto beneficiou mais de 300 alunos da rede pública de ensino desde que começou, em 2008. É destinado a alunos do ensino médio, sob a coordenação da Unidade Regional de Ensino (1ªURE) de Bragança, que administra escolas dos municípios de Bragança, Tracuateua, Augusto Correa, Viseu e Cachoeira do Piriá.

Para um dos coordenadores e professor do projeto, Aylton José do Remédios Rocha, o curso estimula a produção textual, desperta o interesse pela pesquisa e potencializa o interesse pela leitura. "Desde 2008, os adolescentes estão mais interessados no que é importante para o bom desenvolvimento escolar. Nós fazemos a capacitação aliando a prática da profissão jornalística com a teoria. O projeto dinamiza a escrita e a leitura. Nas escolas, os resultados têm sido positivos. Houve uma melhora na nota de alguns alunos", comenta.

Segundo Aylton, o curso é anual e dividido em etapas. Após aprenderem algumas teorias do jornalísmo, os alunos são incentivados a produzir programas para rádio e TV. "Eles têm as aulas e depois voltam para seus municípios. Lá, um orientador continua instruindo os jovens. Eles têm que produzir toda a semana alguma matéria, que é editada é transmitida na rádio. Tudo de forma dinâmica. Isso despertar o interesse de muitos jovens", explica o coordenador.

O projeto é decorrente de uma parceria entre a Seduc e a Fundação Educadora de Comunicação (FEC), que fornece o espaço físico para os alunos praticarem o que aprenderam nas aulas teóricas. "Eles se tornam profissionais. Metade dos estudantes que participam do projeto já está empregada em alguma empresa de comunicação. É interessante porque são todos de cidades do interior. A previsão é estender o projeto para todos os municípios do Pará", afirma Aylton Rocha.

Ronny Madisom, 26 anos, é ex-aluno do projeto e atual repórter da FEC. Segundo ele, o curso foi importante para o bom desempenho escolar e para a qualificação profissional. "Estou terminando o ensino médio, mas já estou trabalhando. Antes passava o dia em casa sem fazer nada. Agora tenho um bom emprego. Até as minhas notas melhoraram", comenta o repórter. Para conhecer mais do projeto "Aluno Repórter: A Imprensa na Escola" o site é http://www.alunoreporter.com.br/.


Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: