sábado, 3 de abril de 2010

Atividades Módulo Rádio

Atividades do Modulo Rádio
Atividades
O Módulo possui cinco Atividades obrigatórias, disponíveis ao longo dos Subtópicos do conteúdo programático.
Cada Atividade é destinada a contribuir para a compreensão dos conteúdos introduzidos nos textos que compõem o Módulo. Os resultados serão socializados em fóruns específicos indicados ao fim das atividades, de modo a propiciar a discussão dos temas propostos entre os participantes (cursistas e tutor) na Sala Virtual.
ATIVIDADE 1
Ouvindo rádio
Descrição

Ligue seu rádio e escute um pouquinho de todas as emissoras AM e FM do dial. Preste atenção na qualidade do som e nos tipos de programa.
Atividade

Cite 3 programas, indicando o nome da rádio, o horário em que é transmitido e o público ao qual ele se destina. Qual deles você utilizaria em sala de aula e como trabalharia com os estudantes?
Observações

Comente sua resposta no fórum específico do tópico
O Rádio no Brasil.

ATIVIDADE 2
Diagnóstico da Comunicação
Descrição

Agora, pare por um momento e procure identificar os vários ecossistemas que perpassam o espaço escolar.
Atividade

Pense nos fluxos comunicativos, na qualidade e na eficiência da comunicação que caracteriza os espaços educativos. Quais os maiores problemas de comunicação que você identifica na sua unidade escolar?
Observações

Use o fórum específico do tópico
Ecossistemas Comunicativos para discutir a questão com outros colegas.


ATIVIDADE 3
Gestão da Comunicação
Descrição

Agora, pare por um momento e reflita sobre as questões propostas abaixo.
Atividade

Você, educador ou educadora, realizou um diagnóstico na Atividade anterior. Pensando na gestão da comunicação em espaço educativo, o que poderia ser feito para melhorar as relações de comunicação? Você acha que ter uma emissora de rádio na sua escola poderia ajudar a resolver ou minimizar eventuais problemas? De que forma?
Observações

Use o fórum específico do tópico
Ecossistemas Comunicativos para discutir essas questões com outros colegas.

ATIVIDADE 4
Planejando em grupo
Descrição
O exercício será elaborado pelo cursista, na qualidade de um proponente de um “projeto de rádio restrita” em sua escola. As respostas devem ser inseridas na plataforma virtual do curso para ser apreciada pelo tutor.
Atividade
Com base nos itens de “a” - “f” da seção “O que é necessário para começar”, o proponente deve preparar, inicialmente, um pré-projeto, tão completo quanto conseguir.
O proponente submete, em seguida, seu pré-projeto à apreciação de seus possíveis colaboradores na escola (outros professores e, possivelmente, alunos), solicitando comentários e eventuais correções. Lembre-se de que este continua sendo um exercício, e o que importa nele é a dinâmica da resolução de problemas em conjunto.
Incorpore as sugestões da equipe que se apresentarem como coerentes com os objetivos, metas e circunstâncias da proposta e discuta com seus colaboradores a redação final do projeto. Havendo discordâncias, assuma a liderança e explique para toda a equipe as razões de ter feito opções e introduzido modificações na proposta desenhada conjuntamente.
Faça um relatório final anotando:
quanto tempo foi gasto desde a elaboração da primeira versão até o fechamento do projeto;
como se deu a participação de toda a equipe na elaboração do projeto;
qual foi a reação da direção da escola em relação ao projeto elaborado.
Observações
Socialize a versão final do projeto e também o seu relatório de planejamento conjunto com o grupo de cursistas, no fórum específico Rádio na Escola.
Ainda que estejamos falando em “exercício”, o objetivo é que os professores-cursistas, especialmente aqueles que exercem a docência, viabilizem, em sua escola, o projeto de rádio que acabam de elaborar.
ATIVIDADE 5
Orçando o equipamento
Descrição
A finalidade deste exercício não é somente pesquisar o impacto financeiro da montagem e manutenção de uma rádio escolar (feita no ambiente educativo), mas também o desenvolvimento de estratégias de gestão financeira para viabilizar projetos pedagógicos.
Atividade
Com base na configuração (ver tabelas da seção “EQUIPAMENTOS: CONFIGURAÇÕES POSSÍVEIS”) mais adequada ao contexto escolar no qual você atua, faça um levantamento de preços (orçamento) para um projeto, considerando:
consulta a pelo menos três fornecedores/lojas (a consulta pode ser feita por internet);
substituição de equipamentos por outros equivalentes ou suficientes (ex.: trocar uma mesa de oito canais por outra de seis);
possibilidade de compra de artigos usados com garantia;
aproveitamento de material já existente na escola (ex.: microfones, computadores).
Uma vez cumprida a etapa inicial, desenvolver um planejamento de captação de recursos para suprir a eventual diferença entre o que a escola necessitaria adquirir e o que ela efetivamente pode adquirir. Nesta etapa, considere:
a possibilidade de emprego de fundos da escola (verba MEC, dotação orçamentária, APM) para complementar a compra;
a possibilidade de doações ou “patrocínios” da comunidade envolvida;
o uso de “estratégias alternativas”, tais como eventos, gincanas e outros com vistas a angariar fundos para a montagem da rádio.
Observações
As soluções criativas para reduzir custos ou simplificar tarefas devem ser socializadas no fórum específico Rádio na Escola.
É sugerida, para os cursistas, a formação de equipes de trabalho compostas por professores, estudantes e membros da comunidade.

3 comentários:

Tania Maria Jaco Lima de Araujo disse...

Marcelo
Já fiz algumas leituras deste módulo e, percebe-se o quanto é interessante a história do rádio em nosso pais e, mais ainda, quantas possibilidades podemos ter para a educação. Obrigada pelas orientações.

Marcelo Carvalho disse...

Oi Tania,

Você gosta mesmo do curso, parabéns!

Marcelo Carvalho

ane disse...

Marcelo
Fiquei feliz em ver os nomes dos novos especialistas em mídias na educação.

me senti mais motivada em minha trajetória de cursista.

parabéns pelo blog professor!!