quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Respondendo aos comentários, críticas e questionamentos:


1- Matrícula no módulo TV e Vídeo: as turmas foram criadas conforme relatório enviado por cada tutor. Eles indicaram o número de alunos aptos a seguir no curso. O aluno é considerado apto quando desenvolve e posta as atividades no ambiente e-proinfo e o tutor avalia e considera a atividade satisfatória, ou seja, ela é compatível com os parâmetros avaliativos do curso. O aluno não é avaliado apenas pelo critério quantitativo, não basta apenas realizar as atividades, elas precisam ter também os aspectos qualitativos, ou seja, realmente responder ao que é proposto pela atividade.
O aluno que postou as atividades dos 4 módulos anteriores e que não está acessando o módulo TV e Vídeo deve enviar mensagem ao tutor da turma e este deve entrar em contato comigo e solicitar a inclusão ou o próprio tutor pode fazer a enturmação de seus alunos.

2- Postagens no fórum: As postagens que devem seguir o padrão ABNT são as destinadas à biblioteca, pois o texto do fórum tem recursos de edição limitados. A única observação a ser considerada deve ser em relação à citação das fontes pesquisadas ou de textos copiados de outros autores. Também, deve ser observado que o objetivo do fórum é o debate, portanto, a participação deve ser ativa e não apenas postar uma mensagem.

3- Linguagem utilizada no blog e no curso: Todas as críticas são bem vindas, principalmente as que são bem fundamentadas, as pertinentes. Elas são poderosas, nos fazem enxergar melhor certas questões ou nos forçam a mudar nosso ponto de vista, porém, devemos sempre lembrar que somos professores e este um curso de pós-graduação. Neste sentido, não vamos nos descuidar de nossa linguagem, palavras ou expressões vulgares são desnecessárias, não contribuem para o desenvolvimento do curso.

4- Cronograma do curso: O Ciclo Básico do curso está previsto para encerrar no dia 15 de outubro. Já cursamos 4 módulos e atualmente estamos estudando o de TV e Vídeo (03 fóruns já estão abertos e a atividade de biblioteca -roteiro de um vídeo- já está configurada, ou seja, vocês já podem postar). Até o próximo dia 15 de setembro será aberto o Módulo Básico de Gestão, último desta fase. Após a conclusão destes seis módulos vocês terão cursado 120 horas e receberão o certificado de extensão universitária que será emitido pela UFPa.

5- A atividade da biblioteca do módulo rádio: Esta atividade está suspensa, talvez ainda a faremos, porém, peço que aguardem. Não é preciso preocupação, pois as atividades elaboradas e postadas nos fóruns são suficientes para avaliar a participação de vocês no curso.

6- Novas chances no curso: Os tutores foram orientados a possibilitar o retorno de alguns alunos. Para ter uma nova oportunidade, o aluno precisa ter concluído o módulo Introdutório e Impresso, ter postado pelo menos as atividades dos fóruns do módulo Informática e ter interagido nos fóruns do módulo Rádio. Caso você encontre-se nesta situação, ou deseja postar atividades pendentes e permanecer no curso, deve entrar em contato com o tutor da turma e negociar o retorno.

7- Novos tutores: Alguns alunos estão estudando o módulo TV e Vídeo com novos tutores, isto ocorreu porque alguns tutores solicitaram desligamento do curso (por questões pessoais) e também porque houve a extinção de 03 turmas de Belém, 01 de Bragança, 01 de Paragominas, 01 de Capanema e 01 de Castanhal. Em função disto os alunos remanescentes foram alocados em outras turmas. Tivemos ainda casos de alunos que voluntariamente matricularam-se em turmas diferentes das que até então participavam.
Em todos estes casos, é preciso esclarecer que cada tutor é responsável por avaliar sua turma, portanto, cabe ao tutor que orientou o módulo emitir os conceitos, por exemplo, um tutor orientou os três primeiros módulos e depois a turma passou a ser orientada por um segundo tutor, cabe ao primeiro avaliar e emitir os conceitos dos três primeiros módulos e ao segundo tutor avaliar os módulos seguintes.

Marcelo Carvalho

11 comentários:

Unknown disse...

Olá,

Agradeço as instruções para realização do modulo tv/video, porem não estou conseguindo assistir aos videos, nem este do blog.

Abç

Glaucia

Valéria Souto disse...

Olá MARCELO!Realmente você tem razão, é muito chato em um curso que só tem professor, vermos expressões tão vulgares como as que estavam em seu blog,feitas por muitos colegas...É dificil cobrar dos alunos uma postura diferente quando o professor no lugar de aluno não tem uma visão mais elaborada.

Valéria Souto.

Evaneide Lopes disse...

Olá,
Professor Marcelo,muito obrigado pelas rientações que tem sido dadas mas,não estou conseguindo assistir aos videos, nem este do blog.
Abraços
Evaneide.

Daniela Torres disse...

Olá Professor!
Acidentalmente me matriculei na "Mídias na Educação - Módulo Básico de Gestão Altamira MBG 1 " e eu sou de Bragança. Tem como o Sr me retirar desta turma para que eu possa me matricular na turma de Bragança quando abrir?
Atenciosamente
Daniela de Nazaré Torres de Barros

Professora Joaquina disse...

Olá, Marcelo o nosso blog é um bom intermediário, senti falta durante o inicio do módulo Video. Não estou conseguindo ver o video da atividade da biblioteca do módulo Video estou preocupada, o que fazer?

Joaquina

Marcelo Carvalho disse...

Olá Glaucia, verifique a configuração de seu computador, pois o vídeo Lançamento Oblíquo está disponível no blog. Talvez o problema seja a configuração de seu computador.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Valéria, você falou a verdade, nós sempre nos posicionamos como cobradores da ética e da responsabilidade, agora no curso devemos assumir a função de cumpridores desta ética e responsabilidade.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Evaneide, obrigado pelo elogio, leia o comnetário que fiz para a Glaucia. creio que trata-se do mesmo problema.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Olá Daniela, você já está na sua turma de origem.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Olá Maria, verifique a configuração de seu computador, pois o vídeo Lançamento Oblíquo está disponível no blog. Talvez o problema seja a configuração de seu computador.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Unknown disse...

Olá Marcelo. Estou gostando muito do curso de Mídias. Mas minha preocupação é em quanto tempo poderemos conclui-lo, pois já vai se fazer um ano e agora que vamos concluir o 1ª ciclo. Teria como vc me dar uma posição? Agradeço atenção.