quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Alunas do curso Mídias na Educação são destaques em Santarém



O Blog do Curso Mídias na Educação fazia tempo que se ressentia de postagens significativas e que trouxessem frescor e novidades interessantes para seus leitores. Eis que chega de Santarém, o texto abaixo, enviado por quatro alunas do nosso curso, alunas que tiveram como mérito a coragem e a determinação de aplicar no seu cotidiano pedagógico os conteúdos aprendidos durante o curso.
Confesso que fui tomado por sentimentos ambíguos, de um lado fico feliz em saber que o resultado do trabalho começa a aparecer e fazer a diferença no chão da escola e ao mesmo tempo um pouco triste, pois a maioria dos e-mails que recebo não traz mais do que reclamação ou pedido de soluções para problemas administrativos.
Por favor, enviem mais textos como os das alunas de Santarém, mostrem os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por vocês em suas escolas.

Eis o texto inspirador:

O uso da Rede muda o fazer educativo em Santarém
A Internet está promovendo mudanças sociais, econômicas e culturais, vivencia-se a era da Revolução Digital, com tantos atributos que chega a ser comparada a Revolução Industrial, a conexão em rede interliga pessoas e recursos educacionais proporcionando mudanças significativas na escola. O blog é uma dessas ferramentas web, que propicia a construção e socialização de idéias, permitindo certo poder de gerenciar produções
''O Blog como Ferramenta de Comunicação e Interação na Prática Pedagógica'' foi o título do trabalho publicado na III Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão, ocorrida nos dias 26, 27 e 28 de Agosto, na Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Santarém, e teve como autoras pesquisadoras as professoras: Cleuciney Pessoa, Francenilda Teixeira, Gilcilene Pires e Glória Vasconcelos, todas do curso de Mídias na Educação.
O trabalho além de ser publicado no livro de resumos do evento, também foi exposto durante o mesmo, trazia como objetivo central, compreender a importância da Internet e das novas tecnologias da informática como ferramentas que possam auxiliar no processo atual de ensino-aprendizagem, tornando este processo mais interessante aos alunos pelo fato de interligá-los ao mundo e ao mesmo tempo permitir a interdisciplinaridade na escola.
O desenvolvimento metodológico ocorreu a partir de uma experiência, a princípio um projeto, levado para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Amália (http://amaliaqueiros.wordpress.com), onde aconteceram oficinas com professores e alunos enfatizando o uso de Blogs na educação, em seguida os professores escolheram a melhor forma de usá-lo em suas aulas.
O trabalho que iniciou como um experimento em apenas uma das escolas municipais, hoje está presente e já é realidade em 11 escolas, tendo a frente os educadores que atuam nos laboratórios de informática, as professoras que desenvolveram o projeto, afirmam que “com o uso do blog em sala de aula, houve um crescimento qualitativo no aprendizado dos alunos”.
Essa é apenas uma das iniciativas que estão sendo desenvolvidas a partir do Curso Mídias na Educação, pois as mudanças que estão acontecendo incluem principalmente o campo educacional e não tem como os professores ou as escolas ficarem alheios a elas, o blog apresenta-se como uma ferramenta, que comprovadamente traz resultados positivos à educação, sem contar na facilidade e diversidade de coisas que podem ser trabalhadas através dele.

Texto: Cleuciney Pessoa, Francenilda Teixeira, Gilcilene Pires e Glória Vasconcelos

Postagem: Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: