domingo, 20 de setembro de 2009

Orientações Etapa 1 Módulo Gestão

Etapa 1 - Atividade 1 - Diagnóstico (obrigatória)

Para fazer a Gestão das tecnologias na escola, o primeiro passo é saber o que existe na realidade da escola, em termos de equipamentos, estrutura física e programas/projetos envolvendo o uso das tecnologias e mídias.

Como fazer?

A atividade deve ser feita individualmente;

Para fazer o diagnóstico das tecnologias existentes na escola, acesse o formulário de diagnóstico (disponível no módulo);

Levante as informações junto à escola em que atua e preencha os campos do formulário;

Em seguida, salve o formulário preenchido em um arquivo, de forma que facilite a identificação do cursista e da atividade: Nome do cursista_ativ1_etapa1.

Por exemplo, nome do cursista: Maria Regina de Souza;

O nome do arquivo nesta atividade deverá ser: mreginas-ativ1_etapa1.

Anexe o arquivo na Biblioteca em Material de aluno no tema Etapa 1 – Gestão de tecnologia - diagnóstico;

Observe a data agendada para envio!

É importante que cada cursista conheça o diagnóstico de outras escolas, onde seus colegas atuam para ter uma visão geral da realidade das escolas em relação às tecnologias.

Obs. O formulário de diagnóstico cita alguns projetos de tecnologias educacionais que vocês devem pesquisar se existem e são utilizados nas escolas de vocês. Abaixo uma definição simples de cada projeto.

RIVED (Rede Internacional Virtual de Educação trata-se de uma coleção de Objetos de Atividades que está disponível na internet e instalado nos computadores das salas de informática das escolas públicas).

TVESCOLA (A TV Escola é um canal do Ministério da Educação, sobre educação e para a educação. No ar 24 horas por dia, para assistir a programação da TV Escola é preciso ter antena parabólica e receptor ou uma placa de vídeo instalada em computadores).

PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional - É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica, desenvolvido pelo Governo Federal através do Ministério da Educação. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. A maioria das salas de informática educativa foi implantada com os computadores distribuídos pelo PROINFO).

RADIO ESCOLA (Projeto desenvolvido pela SEDUC/CTAE que distribuiu em 2009, 50 kits para instalação de rádios nas escolas da rede estadual. O objetivo do projeto é incentivar o uso da mídia rádio em projetos educativos e apoiar o protagonismo juvenil).

MÍDIA ESCOLA (O Projeto DVD Escola oferece a escolas públicas de educação básica caixa com mídias DVD, contendo, aproximadamente, 150 horas de programação produzida pela TV Escola, o projeto é desenvolvido pelo Governo Federal através do Ministério da Educação. A intenção é assegurar o compromisso com a atualização tecnológica e democratização da TV Escola).

SIGETEC (Sistema de Gestão de Tecnologias, este é um sistema destinado mais aos NTE’s e as Secretarias de Educação – Estadual e Municipal –).

Etapa 1 - Atividade 2 - Reflexão: resultado do diagnóstico (obrigatória)

Nesta atividade você está convidado a refletir sobre os resultados dos diagnósticos, enfatizando os aspectos que mais lhe chamaram a atenção.

Faça a releitura do seu diagnóstico feito na escola;

Acesse o formulário de diagnóstico de alguns (3 a 5) colegas da turma;

Leia procurando comparar as informações levantadas nos vários diagnósticos;

Destaque os aspectos que identificou reveladores de potencialidades e de dificuldades para o uso das mídias na escola.

Utilize a ferramenta “Diário de bordo” para registrar suas reflexões.

Etapa 1 - Atividade 3 - Debate: Gestão de Produtos (opcional)

O diagnóstico feito nas escolas provavelmente deixará evidenciado o uso de tecnologias para desenvolver diferentes atividades como pesquisa, organização, produção, publicação e gestão. Os produtos podem ser objetos virtuais ou concretos, cuja organização exige cuidados com registro, armazenamento, recuperação para expor, atualizar em outras atividades. Diante dessa situação, o desafio consiste em como fazer a gestão desses produtos.

Para refletir sobre como realizar a gestão desses produtos, troquem idéias com seus colegas no Fórum “Gestão de produtos”.

Faça a releitura do seu diagnóstico feito na escola e do diagnóstico dos colegas da turma;

Identifique as possibilidades de fazer a gestão dos produtos resultantes das atividades desenvolvidas na escola.

Participe do Fórum:

Título - Etapa 1 - “Gestão de produtos”

Contribua com suas reflexões e questionamentos.

Obs. A atividade 1 da etapa 1 deve ser feita até o dia 27 de setembro e os tutores terão 48 horas após esta data para disponibilizar o material na biblioteca. O cumprimento deste prazo é fundamental, pois as atividades 2 e 3 da etapa 1 dependem da leitura e analise da atividade 1.

Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: