segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Atividades do Modulo Gestão

Atividades – Etapa 1


Atividade 1 - Diagnóstico (obrigatória)

Para fazer a Gestão das tecnologias na escola, o primeiro passo é saber o que existe na realidade da escola, em termos de equipamentos, estrutura física e programas/projetos envolvendo o uso das tecnologias e mídias.


A atividade deve ser feita individualmente;

Para fazer o diagnóstico das tecnologias existentes na escola, acesse o formulário de diagnóstico;

Levante as informações junto à escola em que atua e preencha os campos do formulário;


Em seguida, salve o formulário preenchido em um arquivo, de forma que facilite a identificação do cursista e da atividade: Nome do cursista-ativ1.

  • Por exemplo, nome do cursista: Maria Regina de Souza;
  • O nome do arquivo nesta atividade deverá ser: mreginas-ativ1.

Anexe o arquivo na Biblioteca em Material de aluno no tema Etapa 1 – Gestão de tecnologia - diagnóstico;

Observe a data agendada para envio!


É importante que cada cursista conheça o diagnóstico de outras escolas, onde seus colegas atuam para ter uma visão geral da realidade das escolas em relação às tecnologias.


Atividade 2 - Reflexão: resultado do diagnóstico (obrigatória)


Nesta atividade você está convidado a refletir sobre os resultados dos diagnósticos, enfatizando os aspectos que mais lhe chamaram a atenção.

Faça a releitura do seu diagnóstico feito na escola;

Acesse o formulário de diagnóstico de alguns (3 a 5) colegas da turma;

Leia procurando comparar as informações levantadas nos vários diagnósticos;

Destaque os aspectos que identificou reveladores de potencialidades e de dificuldades para o uso das mídias na escola.

Utilize a ferramenta “Diário de bordo” para registrar suas reflexões.


Atividade 3 - Debate: O papel das velhas e novas tecnologias na escola (opcional)


O diagnóstico feito nas escolas provavelmente deixará evidenciado o uso de tecnologias para desenvolver diferentes atividades com pesquisa, organização, produção, publicação e gestão. Os produtos podem ser objetos virtuais ou concretos, cuja organização exige cuidados com registro, armazenamento, recuperação para expor, atualizar em outras atividades. Diante dessa situação, o desafio consiste em como fazer a gestão desses produtos.

Para refletir sobre como realizar a gestão desses produtos, troquem idéias com seus colegas no Fórum “Gestão de produtos”.


Faça a releitura do seu diagnóstico feito na escola e do diagnóstico dos colegas da turma;

Identifique as possibilidades de fazer a gestão dos produtos resultantes das atividades desenvolvidas na escola

Participe do Fórum:

  • Título - Etapa 1 - “Gestão de produtos”

Contribua com suas reflexões e questionamentos.


Atividades - Etapa 2


Atividade 1 – Esboço de um projeto (obrigatória)


Elabore o esboço de um projeto de sala de aula para orientar a sua prática pedagógica no encaminhamento de um projeto de aprendizagem dos alunos com o uso integrado de mídias, tendo como foco temas relacionados a conteúdos curriculares abordados nos PCN da série em que você (professor) atua.

Na elaboração do esboço do projeto de sala de aula, aponte os seguintes itens:

Nome, série em que o projeto será desenvolvido,

temas a abordar,

mídias disponíveis para integrar,

objetivos, metodologia (como fazer),

resultados esperados,

tempo previsto para conclusão,

critérios de avaliação,

forma de socialização das produções.


Assista ao vídeo com imagens indicadoras de possibilidades tecnológicas e midiáticas que podem fazer parte do cotidiano escolar;

  • Reflita sobre a situação de sua sala de aula, suas necessidades, demandas e possibilidades para o desenvolvimento do projeto com integração de mídias e tecnologias;
  • Elabore o esboço do seu projeto de sala de aula considerando os itens sugeridos. Se necessário, inclua outros comentários;
  • Para facilitar a identificação do cursista e da atividade, coloque nome do arquivo: nome do cursista-ativ1;
  • Anexe o arquivo na Biblioteca em Material de aluno no tema Etapa 2 Gestão de tecnologia – esboço de projeto;

Atividade 2 – Debate: Possíveis encaminhamentos com vistas a propiciar a construção do conhecimento do aluno (obrigatória)


A atividade 1, “esboço de projeto”, poderá evidenciar diversos encaminhamentos, refletindo as concepções de ensino e aprendizagem que permeiam o uso pedagógico das tecnologias. Para aprofundar a compreensão sobre as práticas pedagógicas que podem favorecer o processo de construção do conhecimento do aluno, participem do debate com os colegas da turma no Fórum “Possíveis encaminhamentos do projeto”.

  • Acesse a produção de alguns (3 a 5) colegas sobre o esboço de projeto;
  • Leia atentamente, procurando identificar os aspectos convergentes, divergentes dos projetos;
  • Participe do Fórum: Título - Etapa 2 - “Possíveis encaminhamentos”;

Contribua com suas reflexões e questionamentos, destacando aquele(s) aspecto(s) que considera ser importante(s) para o processo de construção de conhecimento do aluno, a partir do trabalho com projetos.


Atividade 3 – Registrando a reflexão sobre a prática pedagógica (opcional)

Considerando as questões abordadas nesta etapa e as atividades elaboradas, reflita sobre a sua prática e registre os aspectos que julgar adequado para a criação de ambientes de aprendizagem com a integração de mídias e tecnologias e/ou aspectos que necessitam ser revistos.

Use o Diário de Bordo para fazer suas reflexões!


Atividades – Etapa 3


Gestão da Prática Pedagógica


Atividade 1 - Proposta de atividade articulada no contexto de sala de aula (obrigatória)

Na escola pública da cidade X, existe uma sala equipada com TV, vídeo, uma câmera e uma coleção de vídeos e DVDs do Programa da TV-Escola.

O diretor dessa escola acaba de ser informado que receberá 10 computadores com acesso à Internet.

Diante desta situação, o diretor procura tomar as providências estruturais necessárias para montar o laboratório de informática, mas mostra-se preocupado por três motivos.

Primeiro, porque neste momento a escola está iniciando o desenvolvimento de um projeto que visa a resgatar a cultura da região, valorizando a produção artística e histórica da comunidade local. A realização deste projeto envolve pessoas da escola (alunos, professores, funcionários, gestores) e do seu entorno. Segundo, pelo fato de reconhecer a importância do uso da TIC no processo educacional, mas de não saber a melhor forma de lidar com as inovações. E, o terceiro motivo, pela garantia de que tais inovações, tanto o projeto como o uso das TIC, possam efetivamente favorecer o aprendizado do aluno, ou seja, que os conteúdos curriculares possam ser trabalhados.

Para resolver este impasse, o diretor apresenta a situação para os professores, pedindo para que sugiram uma proposta de atividade de sala de aula envolvendo o uso das TIC disponíveis. Porém, qualquer solução encontrada deverá contemplar em algum aspecto o projeto em desenvolvimento com a comunidade.

Você que faz parte do quadro de professores desta escola deverá elaborar uma proposta voltada ao seu universo de sala de aula, ou seja, que atenda às especificidades da sua disciplina - sua intencionalidade pedagógica, o tempo disponível, o perfil dos alunos e as necessidades deste contexto.


Obs: Os grupos deverão ser formados por quatro cursistas e, em cada grupo, deverá ter um cursista representante para enviar o formulário da proposta na Biblioteca - Material do aluno.

Leia atentamente a situação descrita no cenário;

Troque idéias com as colegas do grupo;

Elabore a proposta da atividade articulada - conforme o formulário;

Para facilitar a identificação do grupo de cursistas e da atividade, coloque nome do arquivo: nome do representante_grupo-ativ1;

Anexe o arquivo na Biblioteca em Material de aluno no tema Etapa 3 Gestão de tecnologia - Atividade articulada.


Observe a data agendada para envio!


Obs: Os grupos deverão ser formados por quatro cursistas e, em cada grupo, deverá ter um cursista representante para enviar o formulário da proposta na Biblioteca - Material do aluno.


Atividade 2 - Debate: Estratégias articuladoras da dimensão pedagógica e administrativa (obrigatória)

Após as leituras indicadas e a análise sobre as experiências vivenciadas e conhecidas sobre o uso das TIC no contexto escolar, procure levantar as possíveis estratégias que podem ser utilizadas para integrar o uso das TIC de forma articulada entre os aspectos pedagógicos e administrativos. Apresente algumas sugestões e participe do debate com os colegas da turma no Fórum “Estratégias articuladoras”.


Faça as leituras indicadas e reflita sobre as experiências com o uso das TIC no sistema da escola;

Pense em algumas possibilidades – estratégias que podem ser usadas visando à articulação entre os aspectos pedagógicos e administrativos;

Apresente suas idéias, participando do Fórum: Título - Etapa 3 - "Estratégias articuladoras".

Atividade 3 - Conhecendo outras possibilidades (opcional)


Acesse em Biblioteca, Material de Alunos - “Etapa 3 Gestão de tecnologia – Atividade Articulada“, os formulários elaborados pelos demais grupos da turma, para conhecer outras possibilidades de integração entre as TIC e entre os conteúdos curriculares, considerando as características do contexto escolar descrito no cenário. Faça seus comentários sobre aquilo que lhe chamou mais atenção no Diário de Bordo!


Texto organizado pela tutora Joseane Figueredo


5 comentários:

Andrea Araujo disse...

Bom dia para todos!
Marcelo e tutores, eu estou com uma dificuldade para postar na biblioteca o formulario com a estrutura fisica da minha escola a atividade está pronta. Mas, o site do eproinfo não está abrindo corretamente e no campo que é obrigatório "subtema" aparece como "aguardando". Outra coisa é a seguinte eu me matriculei em uma turma diferente da minha (como estava demorando para eu ser matriculada) eu mesmo me matriculei.
Minha tutora é da turma BGM 07; eu estou na Belem BGM 01. Como faço para voltar para a minha turma?
Aguardo respostas
obrigada

EMANUEL M. disse...

Já reclamei sobre o tempo na janela das lamentações, mas, o caso é que, não estou conseguindo concluir a atividade 2 - Reflexão: resultado do diagnóstico (obrigatória). Isto porque poucos colegas de outros municípios postaram seus diagnósticos (da última vez que acessei apenas 2 e aqui de Almeirim vários). Portanto, fica complicada essa questão do tempo porque é preciso analisar os outros diagnósticos, e todos aqui estão no aperreio. Eu até não esquento tanto porque estou de licença-prêmio. Porém, atuo no Conselho da Escola permanentemente como presidente (estamos em processo eleitoral para diretor), estou tentando concluir um projeto de inclusão digital para a sala de informática que é outra parada dura, tem trabalhos de alunos para serem corrigidos e eles não saem da minha porta cobrando, e tem o curso e os paus da internet.
Agradeço a compreensão.

EMANUEL M. disse...

Com relação às outras atividades de gestão, que não citei na postagem anterior, aí é que o fator tempo deixa todo mundo no sufoco.A atividade 2 ainda é café pequeno, depois...
Congratulações.

Marcelo Carvalho disse...

Emanuel, na próxima versão do curso gostaria que você fosse um dos tutores, você escreve bem, sabe cobrar, é coerente.

Mande mais detalhes do projeto de inclusão digital, quem sabe não fazemos uma parceria.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Ale disse...

Bom participar desse curso.Um grande desafio para mim.
Quero muito concluí-lo,mas preciso de ajuda de meus mestres,pois os momentos estão sendo de muitas dificuldades,porém não vou para quero chegar até o fim tranmito força a todos seja lá qual for a situação,mas siga en frente,certamente que valerá dar o grito de vitória no final.
Obrigada por tudo!