quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Assita o Vídeo

Para contribuir com alunos e tutores, aqui está o vídeo. Assistam e sucesso na atividade.

9 comentários:

gaia disse...

Eu sou forma do em licenciatura em matemática com curso de aperfeiçoamento em física, e sempre senti a necessidade de materiais(VIDEOS)de tipo para trabalhar em sala de aula,e agora com a realização de curso me sinto cada vez mais capacitado para desenvolver estas atividades com os meus aluno.Valeu professor;

Carminha Silva disse...

Oi Marcelo tudo bem?Estou gostando muito de reestudar este módulo novamente,pois gosto muito de trabalhar com videos em sala de aula de acordo com o conteúdo que trabalho em cada bimestre,mas os alunos não gostam e muitos até falam que eu passo filmes que é para enrolar a aula. Eu falo do seu objetivo,mas mesmo assim, eu insisto.Espero aprender mais para que eu possa contribuir mais e mais com meus alunos.Depois eles irão agradecer.eu e outros colegas não conseguimos abrir os filmes propostos para assistir.Um abraço Carminha de Marabá.

João Baía da Rocha disse...

Sou formado em Geografia e gostei do vídeo, pois ele apresenta na prática o que estudamos em sala de aula e podemos verificar quanto a física é importante para sabermos melhor como as coisas funcionam assim como a velocidade, o tempo e a distância de um determinado evento. Parabéns!

Estudando e Aprendendo Física disse...

Olá Marcelo, sou professora de Física e adorei o vídeo, poderemos aplicá-lo em sala de aula e tenho certeza que os alunos irão adorar poi o mesmo é bem interessante.
Valeu.

Marcelo Carvalho disse...

Railton seus alunos irão adorar aulas com recursos audio-visuais. Espero ver um relato seu após uma aula em que os recursos midiáticos tenham sido utilizados e gerado um resultado animador.
Faça a aula e elabore o texto para que seja publicado aqui no blog.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Olá Carminha, espero que o módulo contribua para a melhoria da metodologia de ensino e que você obtenha sucesso em suas aulas. Envie um texto com suas reflexões e práticas didáticas, publicarei seu texto aqui no blog.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Valeu Professor João. O vídeo torna o entendimento do conteúdo estudado, pois uma coisa é imaginar um fato de forma abstrata e outra é visualizar e simular o mesmo fato.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Olá Marilda Cardoso Ferreira,

Utilize o vídeo depois nos conte como foi a aula.

Marcelo Carvalho

Unknown disse...

Oi Marcelo! Gostei demais do vídeo. Ação perfeita utilizada pelo professor pois ministrar uma aula com conteúdo um tanto quanto complexo só mesmo utilizando de estratégia como vídeos para provoca aos alunos inúmeras reflexões em relacionar massas, velocidades, acelerações e tempo de queda dos corpos facilitando assim nas resoluções-problemas.
Hoje com as facilidades das tecnologias podemos facilmente fazer explicações sobre os fenômenos da natureza, que por muitos séculos esses fenômenos eram baseados apenas nas observações dos fatos. Sobre o assunto “lançamento” Aristóteles afirmava que quanto maior a massa do corpo, mais rápida sua queda. Teoria esta contestada em meados do século XVII pelo italiano Galileu Galilei. Conta-se que Galileu subiu na Torre de Pisa e abandonou várias esferas de massas diferentes e para espanto de todos, as esferas chegaram ao solo ao mesmo tempo. Daí Galileu conseguiu provar, experimentalmente (utilizando a tecnologia da época), que todos os corpos abandonados de uma mesma altura caem com a mesma aceleração, ou seja, chegam ao solo ao mesmo tempo, como mostra o vídeo do professor Flávio.
Como professora de Física garanto que através do vídeo os alunos estarão aptos a:
 Identificar movimentos uniformemente variados e ainda decomporem vetores em vetores ortogonais;
 Fazer suas próprias experiências sobre o tema com objetos encontrados em suas casas, nas ruas, como, por exemplo, usando uma baladeira (estilingue) para lançar uma pedra sob vários ângulos com a horizontal, observando as alturas e os alcances atingidos em cada lançamento.
Concluo que a aula audiovisual possibilita aos alunos a aprendizagem significativa dos conteúdos da Física despertando assim a curiosidade e ainda cativa àqueles que tem certa rejeição pela disciplina.
PS: Eu só não atribuo nota “dez” ao vídeo em razão do tipo de letra (fonte) e do pano de fundo utilizado pelo professor Flávio. Mas com certeza utilizarei o vídeo para ministrar minhas aulas que iniciarei o assunto nesta semana. Abraços! Muito bom os conteúdos do módolo TV e vídeo.