quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MAIS ORIENTAÇOẼS PARA O MÓDULO TV E VÍDEO

Módulo TV e Vídeo

OBJETIVOS

•Avaliar o significado da televisão e do vídeo no contexto sócio-educativo;
•Compreender os conceitos básicos pertinentes a linguagem utilizada na televisão;
•Identificar processos e instrumentos básicos envolvidos na produção de um vídeo.

Unidade I

1.TELEVISÃO
1.1-Televisão e Escola
1.2-A Televisão e o Vídeo na Sala de Aula
1.3- Linguagem Televisiva

Unidade II

2.-ASPECTOS TECNOLÓGICOS DA TV
2.1-primeira Fase: Pré-produção
2.2-Segunda Fase: Produção
2.3-Terceira Fase: Pós-produção
3.-A TV DIGITAL

Obs. Além do texto-base, o material aqui disponível contempla as seções:

Pare e Pense (Onde você é estimulado(a) a refletir sobre questões discutidas no módulo).

Parada Obrigatória

Nosso curso utiliza dois tipos de objetos para navegação em vídeo e imagens: o navegador de vídeo e o navegador de imagens. Você poderá ver uma ilustração destes dois recursos abaixo. Eles foram criados para melhorar a interação com os recursos de imagem e vídeo.

Observação

A exibição de algumas imagens, vídeos e animações que estão ilustrando nosso material utilizam a tecnologia Macromedia Flash. Para visualizar estes recursos é necessário que seu navegador de Internet possua o plug-in Macromedia Flash Player. Caso seu navegador não possua esta tecnologia, você poderá baixá-la através do endereço http://www.adobe.com/go/getflashplayer.
Caso não tenha experiência em fazer este tipo de instalação, peça ajuda a um amigo ou colega de trabalho que já tenha feito este processo.

AVALIAÇÃO

Nosso curso possui 15 horas de duração e prevê, aproximadamente, 5 horas de estudo por semana. A avaliação do cursista será feita a partir das interações realizadas nos fóruns e das atividades propostas nas seções específicas, presentes nos textos das aulas. Serão avaliados nos fóruns não só as respostas dadas, mas também os comentários e discussões feitas com os demais colegas a respeito dos temas propostos. Os alunos que ao final do curso obtiverem participação satisfatória nos fóruns e uma boa qualidade nos textos (apresentação de acordo com as normas da ABNT, referencial teórico, coerencia, lógica e clareza de idéias) produzidos nas atividades deverão receber os conceitos finais. As atividades deverão ser comentadas pelos tutores em tempo hábil e discutidas com os participantes.

PRIMEIRAS ATIVIDADES

atividade 1 – fórum

Vá ao fórum Palavras Iniciais e apresente-se aos seus colegas, fale sobre suas experiências com televisão na Educação e suas expectativas para este módulo.

Atividade 2 – fórum

Reflita sobre as três opiniões presentes no vídeo TV na Escola e Os Desafios de Hoje”, da UniRede e Seed/MEC., no conteúdo do módulo e responda a seguinte pergunta: Que postura você adota frente aos conteúdos veiculados pela televisão? Poste sua resposta no fórum TV na Escola e os Desafios de Hoje e discuta com seus colegas.
Ainda haverá outras atividades de bilioteca que serão enviadas em breve as orientações, aguarde.

Atividade 3 – Construção de um portfolio

Objetivo desta atividade: analisar o processo de feitura de um produto audiovisual, desde sua idéia inicial até sua materialização.

Como fazer:

1. Acesse o link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action?resourceId=10166, disponibilizado pelo Portal do Professor, e clique na opção "Baixe". O vídeo "Lançamento oblíquo" será utilizado como referência.
Elabore um pequeno roteiro onde você descreverá as ações que acontecem no vídeo.
Depois de escrito o roteiro, siga os passos contidos na seção PROCEDIMENTOS, vista abaixo, para publicá-lo no ambiente E-Proinfo.
Lembre-se: essa atividade poderá ser útil no processo de elaboração do trabalho final quando do encerramento do ciclo básico.

Procedimento

• O arquivo gerado nesta atividade deve estar no formato brOffice.Writer ou Microsoft Word ou Rich Text File (RTF);
• Não coloque espaços nem acentuação no nome de seu arquivo para não haver problemas na postagem;
• Para postar o arquivo desta atividade você deverá acessar a opção Biblioteca do E-Proinfo (menu amarelo);
• No menu Biblioteca, acesse a opção Material do Aluno;
• Em seguida, clique no botão Enviar Arquivo;
• Coloque um título para seu trabalho;
• Depois selecione “Texto” na opção Tipo de Documento;
• Em seguida selecione “TV e Vídeo” na opção Tema e “Roteiro” em Sub-tema;
• Clique no botão Procurar para selecionar o arquivo de seu trabalho;
• Por último, clique no botão Enviar Arquivo.

Atividade 4 – Fórum

Estamos chegando ao fim deste módulo básico sobre TV e Vídeo. Nossas discussões e atividades contribuíram para que todos pudessem conhecer e se inteirar melhor desta mídia.
Percebe-se então que a evolução da TV e do vídeo sempre foi num único sentido: primeiro desenvolve-se a tecnologia e depois "descobre-se" um uso para ela.

PROCEDIMENTOS PARA ESTA ATIVIDADE:

Leia o texto TV Digital e assista ao vídeo feito pela TV Câmara onde ele tenta explicar de maneira rápida e sucinta o que é e por que é tão importante a TV Digital para o Brasil. Acesse utilizando o conteudo do modulo no ambiente eproinfo.
Com a tecnologia de TV Digital, o limite do que se pode fazer com programas que prevêem o usuário como interagente é apenas a imaginação.
1. Pesquise e proponha como poderia ser trabalhada a TV Digital na escola para o desenvolvimento de um projeto com os alunos. Dica: Pesquise na Internet utilizando ferramentas de busca como o Google (www.google.com).
2. Registre sua proposta no fórum TV Digital e discuta os comentários feitos por seus colegas.
Dicas
Veja no endereço disponibilizado pelo Portal do Professor a seção chamada links. Essa seção poderá ser utilizada como apoio a diversas pesquisas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.listAll.action

Agora é com vocês!

Texto: Jamille Galvão

Postado Por: Marcelo Carvalho

9 comentários:

Silene Faro disse...

Oi Marcelo, Jamille, consegui assisti ao vídeo "Lançamento Oblíquio" no youtube, mas sinceramente, não entendi nada, o que isso tem a ver com a atividade? Pelo que me parece tem tudo a ver Física e, de Física não sei absolutamente nada. Por favor, me ajudem, deem-me alguma dica. espero que respondam, pois tenho visto que os questionamentos não tem sido respondidos.
Abraços,
Silene

Jamille disse...

Olá, Silene. O vídeo mostra uma aula de física, de fato. Não se angustiem. Vcs não precisam entender a aula para construir o roteiro do vídeo. Para construir um roteiro vc só precisa contar, descrever as cenas do vídeo. Utilize os próprios conceitos que são apresentados escritos durante toda a aula. Descreva cada cena detalhadamente e finalize com a conclusão a que se chega ao final da aula.
Algumas dicas:
1)Assuma um tom coloquial. Use sentenças curtas e um estilo de abordagem informal.
2)Envolva a sua audiência emocionalmente; faça com que ela se interesse sobre o que foi mostrado no vídeo.
3)Forneça uma estrutura lógica adequada; deixe o espectador saber onde você está querendo chegar, que pontos são conceitos chaves, e quando você vai mudar o assunto.
Abração.
Jamille

EMANUEL M. disse...

Muito boa a dica da Jamille. No entanto, gostaria que mais alguma coisa fosse acrescentada nessas dicas sobre, por exemplo: A formatação do portfólio no word não vai dar problemas na hora da postagem da atividade na biblioteca? As ferramentas do word são suficientes para elaborar um portfólio, mesmo que seja simples??? Obrigado!

Jamille disse...

Um portifólio é uma lista de trabalhos de um profissional. Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadêmico da aprendizagem experimental. No caso do curso, o roteiro é o primeiro trabalho de uma lista de trabalhos que serão utilizados como avaliação bem como poderão ser utilizados para elaborar seu trabalho final de conclusão do Ciclo Básico. É uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos no curso. O portfólio reúne trabalhos que estão em andamento, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não.

Marcelo Carvalho disse...

Olá Silene, de fato muitos alunos estão com problemas em relação ao vídeo.
Minha experiência indica que é possível realizar a atividade sem este vídeo.
Você deve fazer a leitura detalhada do conteúdo e realizar a atividade, lembrem-se que é apenas o roteiro do vídeo e não um vídeo propriamente dito.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Obrigado Jamille, suas considerações são esclarecedoras, mais uma vez, parabéns!

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Unknown disse...

Oi Marcelo, Jamille sinto muito mais até agora aqui em Tucuruí ainda não consegui acessar o vídeo recomendado por vocês, já conversei com algumas colegas e elas estão no mesmo dilema que eu. será que não daria também pra dar uma orientação mais explicita a respeito do portifólio?
Obrigada,
Valdeci Sampaio

Silene Faro disse...

Marcelo e Jamille, obrigada pelas orientações, já estou tentando realizar a atividade.

Profº Adonias Sousa de Oliveira disse...

Profº Marcelo... Em relacão a 4ª atividade (Fórum 3 Tv Digital),gostaria de saber qual é o direcionamento a adotar. O que consta no blog ou o que está descrito diretamente no fórum?