segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Módulo TV e Vídeo (Considerações Iniciais)

A partir desta semana iniciaremos o trabalho em um novo módulo, nosso estudo será centrado na reflexão sobre a TV e o Vídeo.
Discutiremos as noções básicas de TV e vídeo dentro de um contexto sócio-educativo. Abordaremos os conceitos básicos sobre a linguagem utilizada na televisão e os aspectos tecnológicos da produção de um vídeo. Ainda neste módulo vamos refletir sobre alguns pontos: Quais as características da televisão? Será possível utilizarmos a televisão e o vídeo a favor do processo educativo? De que formas?
Neste módulo, diferentemente do que ocorreu nos anteriores, as atividades não sofrerão alterações ou adaptações. Vocês deverão realizá-las de acordo como está descrito no conteúdo do módulo disponível no ambiente e-proinfo.
Este é nosso penúltimo módulo e nos aproximamos do final do Ciclo Básico. Os alunos que concluíram o módulo Rádio já cursaram 83 horas de estudo e com os dois módulos que faltam (TV e Vídeo e Gestão em Mídias) completaremos 120 horas.
Os concluintes terão direito ao certificado de Extensão Universitária e lógico o direito de prosseguir no curso e conquistar o título de especialista em Mídias na Educação.
Parabéns aos que chegaram até esta etapa do percurso!
Para concluir uma provocação:

Televisão (Titãs)

A Televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oi! Oi! Oi!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oi! Oi! Oi!...
É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...
(...)

O Vídeo na Sala de Aula (José Manuel Moran)

(…) TV e vídeo encontraram a fórmula de comunicar-se com a maioria das pessoas, tanto crianças como adultas. O ritmo torna-se cada vez mais alucinante (por exemplo nos videoclips). A lógica da narrativa não se baseia necessariamente na causalidade, mas na contigüidade, em colocar um pedaço de imagem ou história ao lado da outra. A sua retórica conseguiu encontrar fórmulas que se adaptam perfeitamente à sensibilidade do homem contemporâneo. Usam uma linguagem concreta, plástica, de cenas curtas, com pouca informação de cada vez, com ritmo acelerado e contrastado, multiplicando os pontos de vista, os cenários, os personagens, os sons, as imagens, os ângulos, os efeitos.
Os temas são pouco aprofundados, explorando os ângulos emocionais, contraditórios, inesperados. Passam a informação em pequenas doses (compacto), organizadas em forma de mosaico (rápidas sínteses de cada assunto) e com apresentação variada (cada tema dura pouco e é ilustrado).
As mensagens dos meios audiovisuais exigem pouco esforço e envolvimento do receptor. Este tem cada vez mais opções, mais possibilidades de escolha (controle remoto, canais por satélite, por cabo, escolha de filmes em vídeo). Há maior possibilidade de interação: televisão bidirecional, jogos interativos,  CD e DVD. A possibilidade de escolha e participação e a liberdade de canal e acesso facilitam a relação do espectador com os meios.
As linguagens da TV e do vídeo respondem à sensibilidade dos jovens e da grande maioria da população adulta. São dinâmicas, dirigem-se antes à afetividade do que à razão. O jovem lê o que pode visualizar, precisa ver para compreender. Toda a sua fala é mais sensorial-visual do que racional e abstrata. Lê, vendo.
A linguagem audiovisual desenvolve múltiplas atitudes perceptivas: solicita constantemente a imaginação e reinveste a afetividade com um papel de mediação primordial no mundo, enquanto que a linguagem escrita desenvolve mais o rigor, a organização, a abstração e a análise lógica (...)


São duas visões, formas de pensar contraditórias entre si, contraditórias como a própria televisão.

Bons estudos, façam as pesquisas sugeridas e elaborem seus próprios pontos de vista.

Aproveitem os fóruns para debater e aprofundar seus conhecimentos.

Marcelo Carvalho

6 comentários:

JoaoPoca disse...

Caro Marcelo, estou preocupado com minha situação, porque estou esperando ajeitarem a página do fórum Resumindo do módulo Rádio para postar minha contribuição feita há vários dias, bem como saber qual será a atividade final deste mesmo módulo. Além disso, não recebi qualquer avaliação de nenhum dos módulos que concluí. Minha nova tutora me prometeu retorno até dia 15, mas até, agora, nada! Por favor, ajude-me. João Poça, turma de Abaetetuba.

EMANUEL M. disse...

Só gostaria mesmo, de dar as boas vindas do retorno do professor Marcelo das férias, e, dizer pra turma: Bola pra frente!! Que atrás vem gente. Háá!! Ía esquecendo, como enchei o saco, com a aquela história de licença-prêmio, quero dizer que estou saindo de licença-prêmio em outubro e novembro,maaaas, vou mandar ver. espero que meus substitutos não gelem e assumam a parada, senão a Seduc, não libera.
Curtição me aguarde!!! e as atividades também!

Rejane Bitencourt disse...

Bom saber que já conluímos uma boa parte do curso, realmente o curso é muito bom. Adorei o módulo Rádio espero que este também venha a contribuir conosco para o desenvolvimento de um trabalho educacional aliando conhecimento e tecnologia. Abraços Marcelo!!!!

Marcelo Carvalho disse...

Olá João, sobre suas notas, você precisa de fato conversar com a tutora da turma, ela pode lhe esclarecer e fornecer seus conceitos em cada módulo cursado.

Sobre o fórum, os problemas já foram solucionados.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Emanuel, aproveite sua licença, descance mais não desligue-se do curso.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Rejane, o módulo TV e Vídeo nos oferece novas possibilidades de trabalho pedagógico, preincipalmente pela oportunidade de inovação, de utilização da linguagem televisiva para a transmissão de conhecimentos.

Um abraço,

Marcelo Carvalho