quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ensino a distância cresceu 1.175% em quatro anos



Governo agora aperta a fiscalização para superar má qualidade de avaliação e excesso de alunos por professor

Demétrio Weber escreve para “O Globo”:

A educação a distância é a modalidade que mais cresce no ensino superior brasileiro. Em 2008, o número de estudantes de graduação chegou a 760.599, um aumento de 91% em relação a 2007. Nos últimos quatro anos, de 2004 a 2008, o salto foi de 1.175%.

Embora os cursos a distância atendam o equivalente a apenas um sexto dos alunos presenciais, eles avançam num ritmo de fazer inveja às faculdades tradicionais. O dado mais recente do Ministério da Educação relativo a cursos presenciais é de 2007, quando havia no país 4,8 milhões de estudantes. Na comparação com o ano anterior, isso representa crescimento de 4,4%. No período 2004-2008, as matrículas presenciais aumentaram meros 17%.

— O ensino a distância democratiza o acesso ao ensino superior — diz o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Bielschowsky.

O presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, Fredric Michael Litto, aposta que essa modalidade é o caminho para a expansão do ensino superior. Ele lembra que só 12% dos jovens de 18 a 24 anos estão na universidade, índice inferior a países como Argentina, Chile e até mesmo Bolívia.

— A educação a distância representa uma possibilidade de mudar esse quadro, saltando dos 12% ou 13% atuais de cobertura para 20% ou 25% — diz Fedric, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP).

Entre as vantagens do ensino a distância estão a possibilidade de levar cursos de graduação a municípios onde não há professores, a flexibilidade de horários e o valor mais baixo das mensalidades. Em contrapartida, disciplina e motivação dos alunos precisam ser maiores.

Bielschowsky e Fedric dizem não duvidar da eficácia, em termos de aprendizagem, dos cursos a distância. Ao cruzar resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), substituto do Provão, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) constatou que alunos a distância tiraram, em média, notas mais altas do que os colegas de cursos presenciais. Isso ocorreu entre formandos de administração e matemática.

Disponível para consulta no dia 21/05/2009, no site: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=63339

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