sábado, 11 de abril de 2009
Novo endereço de e-mail
Informo que o serviço de e-mail da SEDUC foi modificado, em decorrência da alteração, meu antigo e-mail foi desativado.
O novo e-mail é:
ocimar.carvalho@seduc.pa.gov.br
O e-mail ocimarcelo@gmail.com continua ativo.
Marcelo Carvalho
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Módulo Informática: orientações preliminares
O módulo Informática contempla 3 etapas que propõem estudos e atividades para serem desenvolvidos durante 30 dias. A carga de trabalho estimada é de 10 horas em cada uma das etapas. Portanto, o ideal é estudar uma hora por dia.
Etapa 1 – o computador
Etapa 2 – software
Etapa 3 Internet
Ao iniciar cada etapa você encontrará uma cidade virtual na qual existem prédios que devem ser visitados:
1.Escola – onde encontrará as orientações para as atividades de cada etapa
2.Biblioteca – onde encontrará tutoriais preparados para apoiar o processo de aprendizagem.
3.Shopping – contém um conjunto de tutoriais sobre internet.
4.Salão de jogos – contém jogos educacionais relativos ao tema em estudo em cada etapa.
5.Cinema – contém vídeos sugeridos para serem vistos em cada etapa.
6.Café – ali você encontrará orientação para as atividades de comunicação com a turma, que devem ser realizadas usando as ferramentas de comunicação do e-Proinfo.
Etapa 1:
Esta etapa tem como foco o estudo do computador. Para isso você deve:
a)assistir aos tutoriais sugeridos na introdução da etapa 1 (que podem ser encontrados na biblioteca da cidade virtual ou através do segundo item do menu da introdução a Etapa 1).
b) assistir aos vídeos sugeridos que podem ser encontrados no cinema da cidade virtual.
c)participar dos jogos educacionais no salão de jogos
d)Participar do fórum, cujas orientações se encontram no café da cidade virtual.
e)realizar a atividade 1 desta etapa que se encontra na escola, no quadro de avisos.
Etapa 2:
Esta etapa tem como objetivo apresentar dois tipos de softwares: os sistemas operacionais e Aplicativos, com vistas a utilizá-los na educação.
Para isso, você deve:
A)assistir aos vídeos que estão no cinema da cidade virtual
B)Usar os tutoriais que estão disponíveis na biblioteca da cidade virtual
C)Testar seus conhecimentos usando os jogos educacionais que estão no salão de jogos da cidade virtual
D)Entrar no café da cidade virtual , onde você encontrará as orientações necessárias para participar do fórum “Etapa 2 – Sistema Operacional e seus aplicativos”
E)Visitar o Portal do professor através do Shopping Center da cidade virtual.
F)Realizar a atividade da etapa 2, acessando a escola da cidade virtual.
Atividade da Etapa 2: (individual)
Pense em quais softwares e que tipos de atividades os seus alunos poderiam realizar com eles.
Como Fazer:
Acompanhe as leituras realizadas, os jogos educacionais e interaja no fórum;
Elabore um pequeno texto (uma ou duas páginas) utilizando um processador de texto.
O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade, por exemplo: Marcelo_Carvalho_ativ2, anexar o arquivo na biblioteca do e-proinfo, em material do aluno, no título Etapa 2 – sistema operacional e seus aplicativos
Etapa 3: Internet
Nesta etapa o foco da aprendizagem é a internet, como funciona, sua evolução e seu uso na educação.
Para isso você deve:
a)Usar os tutoriais que estão no menu, na introdução da etapa 2 -“como funciona a internet”, “Evolução da internet até a internet 2” e acessar a Wikipédia.
b)Entrar no shopping Center da cidade virtual e usar os 3 tutoriais sobre a internet suas características e serviços, aspectos de segurança no seu uso e a operação do navegador.
c)Entrar no cinema e assistir aos vídeos sugeridos
d)Testar seus conhecimentos nos jogos educacionais do salão de jogos da cidade virtual
e)Entrar no café da cidade virtual, onde você encontrará as orientações para o fórum da etapa 3 – “Conectando”
f)Na escola da cidade virtual, você encontrará as orientações para realizar a atividade 3.
Texto Elaborado pela Tutora Jamille Galvão
terça-feira, 7 de abril de 2009
Módulo Informática
Assim que os problemas forem resolvidos, faremos a configuração do ambiente e-proinfo e o módulo será disponibilizado.
Porém, os alunos poderão iniciar os estudos pelo CD do módulo ou clicando no link abaixo:
Módulo Informática
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Assessoramento pedagógico aos alunos do Pólo Marabá
Temos um encontro confirmado semana que vem em Marabá, será a oportunidade para tirar dúvidas, trocar idéias e nos aproximar ainda mais.
Nossa agenda inicia na segunda-feira dia 06/04, pela manhã reuniremos a turma Marabá 1, pela tarde será a vez da turma Marabá 2.
Na terça de manhã, a turma Marabá 3.
O horário dos encontros será 8 às 11:00 e 14 às 17h.
OBS. Na segunda-feira, à noite, a programação é interna com a equipe do NTE-Marabá (18:30 às 20:30).
Atenção tutores peço que mobilizem as turmas, principalmente os alunos que moram em Marabá e em cidades próximas, pois não temos condições de pagar passagens e diárias, assim os alunos terão que custear sua participação no encontro.
Qualquer dúvida telefone para 3201-5146.
Marcelo Carvalho
domingo, 29 de março de 2009
3º Módulo
Desta forma, os alunos que ainda não concluíram o módulo impresso ganham um dia a mais para finalizar e postar as atividades.
Aproveitem!!!!!!!
Marcelo Carvalho
quinta-feira, 26 de março de 2009
TV Escola debate o uso das novas tecnologias em Escolas
O objetivo é demonstrar experiências e promover intercâmbio entre idéias e projetos. Além de exibir os documentários, a série promoverá debates com pesquisadores sobre a pedagogia de projetos, planejamento de aulas, videotecas e gestão democrática.
Para assistir a TV Escola, é preciso ter assinatura da SKI (Canal 112), ou DirectTV (canal 237), ou antena parabólica. Também, existe a possibilidade de assistir pelo You Tub.
Para conhecer melhor a proposta da série, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=HUWnwYxA0Ds
Marcelo Carvalho
segunda-feira, 23 de março de 2009
Julieta Siqueira escreveu:
Mandaram uma mensagem falando que nos podemos postar as atividades até o dia 20 de março, talvez vocês pensem que não fizemos as atividades e que não queremos participar do curso, o que não é real. O meu problema e dos meus colegas é com o sistema da plataforma que no inicio do mês de janeiro em diante estava com problema. Nós conseguimos contatos através do email e do blog.
Queria poder ter a chance de postar as minhas atividades, pois me interesso pelo curso e quero desenvolve-lo e não deixá-lo de lado. Estou de certa forma fazendo um apelo, não por incapacidade humana, mas pela falha da máquina e do sistema de mídias e tecnologia.
Gostaria que você coordenador do curso de mídias resolvesse o problema, pois creio que você é uma pessoa competente e que seu interesse é desenvolver o curso e o sistema e-proinfo.
Minha resposta:
Você e seus colegas terão todas as chances de permanecer no curso. Para isto, precisam desenvolver as atividades do Módulo Introdutório e do Módulo Impresso e postá-las no ambiente e-proinfo.
Por favor, mande para o meu e-mail a lista com o nome, email e telefone de cada um de seus colegas. Assim que receber os dados, farei a correção do problema e o acesso ao e-proinfo será regularizado.
Caso prefira pode telefonar para a CTAE e conversar comigo, o número é: 3201-5146.
Marcelo Carvalho
Atribuições da Tutoria no Curso Mídias na Educação
O tempo dedicado à tutoria deve ser distribuído entre as ações de:
a) estímulo ao acesso dos cursistas ao ambiente e;
b) à utilização de ferramentas de comunicação e de interatividade.
A comunicação entre cursistas e tutores ao longo do curso deve ser feita via internet (e-mails, fóruns, listas de discussão, chats) e pelo contato direto, nos momentos presenciais.
O tutor também é responsável pela:
- Dinamização de momentos presenciais e orientação aos cursistas nas dúvidas quanto ao acesso ao ambiente e uso das ferramentas de aprendizagem, e encaminhamento das que exijam apoio técnico mais específico aos profissionais do apoio técnico;
- Orientação acadêmica quanto ao programa em curso, em conjunto com a coordenação do curso;
-Acompanhamento da aprendizagem e do desempenho dos cursistas durante o programa;
-Aplicação, correção e emissão de comentários das atividades postadas pelos alunos;
-Encaminhamento à Coordenação do curso de documentos e relatórios necessários ao controle do desempenho dos cursistas;
Fonte: Projeto Básico do Curso Mídias na Educação (p. 31/32)
Marcelo Carvalho
Instrumento de Avaliação
O preenchimento não é obrigatório, mas aqueles que desejarem, podem copiar, preencher e enviar para o meu e-mail e assim contribuir conscientemente para a melhoria do processo de desenvolvimento do curso.
Comprometemo-nos a guardar sigilo sobre as informações prestadas.
Marcelo Carvalho
Nome:
e-mail:
1) Você usa o computador:
a) em casa
b) no trabalho
c) em uma “lan house”
2) Com que freqüência você acessa a internet?
a) diariamente;
b) nos finais de semana;
c) esporadicamente;
3) De que lugar você acessa a internet?
a) em casa
b) no trabalho
c) em uma “lan house”
d) outros. Quais: ___________________
4) Seu o acesso à internet é feito através de:
a) conexão discada;
b) conexão via rádio;
c) conexão via banda larga;
5) Onde você salva seus arquivos?
a) em uma pasta no computador;
b) em um disquete;
c) pendrive;
d) não costumo salvar.
6) Seus conhecimentos em informática e internet são:
a) insuficientes;
b) razoáveis;
c) bons;
d) excelentes.
7) Sobre o ambiente e-proinfo:
a) não domino suas ferramentas;
b) compreendo e utilizo bem as ferramentas;
c) ainda tenho dificuldades para acessar e postar atividades;
d) no inicio tive dificuldades, porém, já superei e me sinto um usuário apto.
8) Pensei em desistir do curso por:
a) falta de tempo para me dedicar ao curso;
b) problemas técnicos, principalmente, dificuldade de acesso a internet;
c) falta de estímulos do tutor;
d) não me identifiquei com a proposta do ensino a distância.
9) O curso em minha opinião:
a) contribuiu para a melhoria de minha prática pedagógica;
b) influenciou e indicou novas possibilidades de atividades com os alunos;
c) foi indiferente;
d) não contribuiu para mudanças significativas no cotidiano de minhas aulas.
10) Em sua opinião a Educação a Distância é:
a) válida, pois possibilita acesso aos programas de formação continuada e qualificação profissional;
b) válida, mas é uma modalidade de ensino que exige muito dos alunos, pois baseia-se na autonomia e auto-gestão do tempo dos alunos;
c) válida, mas prefiro os cursos presenciais;
Em poucas linhas descreva suas principais críticas e os pontos positivos que você destacaria no Curso Mídias na Educação:
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
_________________________________________
sexta-feira, 20 de março de 2009
Assessoramento Pedagógico em São Sebastião da Boa Vista
O encontro tornou-se possível graças à parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião que proporcionou apoio incondicional ao evento.
A parceria com a Secretaria é importante para fortalecer o curso e valorizar a participação dos professores do município.
Marcelo Carvalho
segunda-feira, 16 de março de 2009
Assessoramento Pedagógico aos Pólos do Curso Mídias na Educação
No dia 07, em Paragominas, eu e a tutora da turma, profª Maria Silva, aproveitamos para esclarecer dúvidas dos alunos sobre o conteúdo, sobre a plataforma e-proinfo, critérios de avaliação e sobre os prazos do curso.
Em Paragominas recebemos grande apoio da gestora da URE 18 (Mãe do Rio), professora Rosemary Barros do Nascimento que nos acolheu com competência e carinho.
Os alunos fizeram perguntas pertinentes e apresentaram propostas para novos encontros presencias e para realização de atividades práticas e ao final combinamos de organizar o Curso de Inclusão Digital (40 horas) que será ministrado por um professor do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional).
No dia 14, foi a vez da turma de Capitão Poço, lá os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e dialogar sobre as questões do curso. Para os alunos de Capitão Poço, também, será organizado o Curso de Inclusão Digital (40 horas) que será ministrado por um professor do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) e será dada ênfase para a criação dos blog's dos professores e das escolas (sugestão dos próprios alunos).
Em Capitão Poço, contamos com o apoio da 17ª URE, especialmente da professora Raimunda Ivanete, que cuidou da programação e nos recebeu com muito carinho e dedicação.
Em breve visitaremos os demais pólos e continuaremos com a política de assessoramento pedagógico e fortalecimento do curso Mídias na Educação e da formação continuada dos professores.
Marcelo Carvalho
Relato de uma aluna
Gostei do relato e decidi publicar e socializar com todos os participantes do Curso Mídias na Educação.
Relatório Final da Etapa Material Impresso
Inicialmente quero parabenizar a todos da coordenação do curso pelo bonito trabalho e muito bem elaborado material. Apresenta um elevado nível de aprendizagem capaz de oferecer uma ótima capacitação continuada a qualquer participante. Estou sentindo que estou crescendo bastante, estava mesmo necessitando de um aperfeiçoamento dessa qualidade. Vejo que ainda tenho muito que Iniciei uma atividade didática com História em quadrinhos, estou amando, mas, que pena, não ficou pronto ainda. Esta vai dar pra usar Material Impresso sem necessitar basicamente da Internet, portanto, pretendo desenvolvê-la com um grupo de crianças da Escola de meu filho que tem 7 sete anos. Será o momento da Família na Escola e já fui convidada pela coordenadora a desenvolver um trabalho voluntário ali. Fiquei feliz.
Sem delongas vou finalizando meu relatório.
Atenciosamente,
Mª Madalena Pontes Souza.
São Geraldo do Araguaia, 15 de março de 2009.
Publicado por: Marcelo Carvalho
segunda-feira, 2 de março de 2009
Prazo para recuperação do Módulo Introdutório
A prorrogação foi concedida depois que muitos alunos manifestaram interesse em permanecer no curso, porém, justificaram-se alegando que enfrentaram problemas pessoais ou técnicos que ocasionaram atrasos no envio das atividades.
A coordenação sensível aos apelos e com o compromisso de evitar evasão no curso concede novo prazo de recuperação, porém, informa que no dia 21 de março o Módulo Introdutório será fechado e só será reaberto em abril, quando os alunos terão que postar todas as atividades obrigatórias e mais uma atividade extra para poder obter a nota mínima e poder continuar no curso.
A coordenação deseja que todos os alunos finalizem as atividades do Módulo Introdutório e assim consigam permanecer no curso.
Informamos ainda que o Módulo Impresso, também sofreu ajustes em seu cronograma, assim, as atividades também poderão ser enviadas até o dia 20 de março, após esta data os alunos que não finalizarem ficarão em recuperação paralela.
Para refletir:
“Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer
as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem”.
John Quincy Adams
Marcelo Carvalho
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Orientações Complementares
Bom dia,
Neste Módulo, temos 06 atividades, sendo 3 fóruns e 3 para a biblioteca, todas de caráter obrigatórias. Ressalto que as orientações que devem ser seguidas são as do blog e não as que constam no Conteúdo do Módulo.
As alterações efetuadas objetivaram adequar as atividades ao tempo dos alunos e tutores e ainda promover maior integração entre os alunos de cada turma.
Neste sentido, as atividades 5 e 6 (ambas para a biblioteca), poderão ser desenvolvidas em equipes (na postagem anterior consta os critérios para formação dos grupos).
Solicito atenção da equipe de tutores para que reforcem as explicações aos seus alunos, orientem a composição das equipes e os motivem a desenvolverem as atividades pendentes do Módulo Introdutório e paralelamente executem as pesquisas e elaborem as atividades do Módulo Impresso.
As modificações nas atividades criam condições para que todos os alunos possam concluir o módulo dentro do cronograma estabelecido, pois são apenas 06 atividades e há a possibilidade de trabalho em equipe em duas delas.
E para finalizar chamo a atenção para a atividade 5, nela existe 6 opções de tema, cada grupo deve optar por apenas um tema e desenvolver a atividade. Observe que o caráter optativo refere-se apenas a possibilidade de escolher um tema entre os apresentados, portanto, após escolher a opção a atividade deve ser desenvolvida obrigatoriamente.
O tema escolhido na atividade 5, deve ser retomado no projeto de atividade de que trata a atividade 6, atividade final.
Caso surja alguma dúvida, entre em contato com seu tutor, ele poderá complementar as informações.
O cronograma do Módulo, após os ajustes, está estabelecido assim:
2º Módulo: Mídia Impressa
Carga Horária: 15 h
Início 12/02
Término 15/03
Obs. Os alunos que não cumprirem o prazo farão a recuperação paralela.
Marcelo Carvalho
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Atividades do Módulo Impresso
As Atividades deverão ser realizadas no prazo indicado no cronograma, apresentado no blog do curso. O módulo possui 06 atividades a serem cumpridas de forma obrigatória.
Atividade 1 – Fórum: Importância do Livro (Obrigatória)
Qual a importância do livro na sua vida? Você acredita que o livro está com os dias contados, ante as novas mídias como a Internet? Os novos meios eletrônicos tornarão os livros obsoletos? E a literatura, irá desaparecer? Como acessar as informações em contextos sem Internet? Por centenas de anos, ler e escrever têm sido os principais métodos de comunicação entre as pessoas. Vocês diriam que tal era está para terminar? Qual a importância da conservação do saber coletivo através do material impresso?
Debata essas questões com seus colegas no fórum Importância do Livro.
Atividade 2 – Fórum : A Escrita e a Leitura no Hipertexto (Obrigatória)
Debata com seus colegas no Fórum “A Escrita e a Leitura no Hipertexto” sobre as seguintes questões: O que muda na alfabetização, no letramento, nos processos educacionais, na cultura digital? Como a escola pode lidar com a cultura do hipertexto? Como a Internet está mudando nossa relação com a leitura e a escrita? O computador e a Internet servirão de estímulo à leitura ou serão uma ameaça a ela? Por que o hipertexto é subversivo? Que dificuldades os leitores encontram na leitura apoiada por suportes virtuais? Que vantagens e desvantagens podem ser apontadas em relação à leitura apoiada por suportes virtuais? O hipertexto elimina a idéia da autoria?
Debata essas questões com seus colegas no fórum A Escrita e a Leitura no Hipertexto.
Atividade 3 – Biblioteca: Formas de Trabalhar com a Mídia
Impressa no Meio Digital (Obrigatória)
Amplie suas leituras sobre texto no contexto da era digital e produza um documento de duas páginas sobre as formas de trabalhar com texto no meio digital. Enfoque um dos seguintes temas: 1 - Validade e pertinência das práticas pedagógicas e dos procedimentos didáticos, atualmente utilizados para ensinar a ler e a escrever ante a possibilidade dos materiais de leitura utilizados pelos alunos estarem em formato eletrônico; 2 - As mudanças que as novas tecnologias da escrita, disponibilizadas pelo computador e pela Internet , imprimem no meio educativo; 3 - Integração da oralidade e escrita na Internet; 4 - Possibilidades de texto e escrita na Internet; 5 - Diferenças no nível de compreensão e de aprendizagem do estudo de um documento apresentado em formato eletrônico em relação ao texto impresso em papel; 6 - Distinção entre autor e leitor num hipertexto.
A atividade deverá ser realizada individualmente. Elabore um pequeno texto (duas páginas) utilizando um processador de textos de sua preferência. Disponibilize sua produção na Biblioteca, em Material do Aluno, no tema Mídia Impressa no Meio Digital e no subtema Mídia Impressa.
Atividade 4 – Fórum: Utilização do livro didático (Obrigatória)
"O livro didático(...) tem sido apontado como o grande vilão do ensino no Brasil. Diante dos grandes problemas educacionais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do baixo desempenho dos alunos em testes padronizados, muitos educadores apontam o livro didático como o grande obstáculo a impedir mudanças significativas nas salas de aula. Alguns chegam a afirmar que ele deve ser simplesmente retirado do alcance do professor para que as mudanças possam de fato ocorrer”. Nélio Bizzo (1999).
Você concorda com essa afirmação de Bizzo? Analise o uso do livro didático na sua prática pedagógica. Reflita sobre como você utiliza o livro texto. Avalie o livro didático que você utiliza em sala de aula: o livro é correto do ponto de vista conceitual? A metodologia de ensino proposta no livro é estimulante, evitando longas listas de nomes a serem memorizados e exercícios de transcrição de texto? O livro revela preocupação em prevenir preconceitos e evitar estereótipos de natureza étnica, de gênero e de classe social ou discriminações de minorias? Debata essas questões com seus colegas no fórum Utilização do Livro Didático.
Orientações complementares sobre as atividades da biblioteca (5 e 6):
Obs.: 1 - As atividades poderão ser realizadas em equipes de no Máximo 05 alunos, desde que todos pertençam a mesma escola.
Obs.: 2 - Fica mantida a opção de trabalho individual para os que desejarem. Assim como, para o aluno que for representante único de determinada escola.
Obs. 3 - Os alunos que trabalham em URE’s, USE’s ou em outros departamentos administrativos da SEDUC ou de Secretarias Municipais de Educação poderão desenvolver a atividade em grupo (máximo de 05 integrantes) ou individualmente e o projeto deve ser direcionado para uma escola.
Na atividade 05 (cinco), o grupo deverá escolher uma das seguintes atividades para realizar e disponibilizar na Biblioteca do Aluno.
Atividade 5 (Obrigatória)
Atividade 5.1 - Jornal
Esta proposta de projeto envolve conhecer melhor a comunidade, observar sua organização e seu crescimento para poder atuar positivamente sobre ela. Tem, também, como um dos objetivos principais, despertar o interesse pelo resgate da memória histórica, social e cultural da comunidade.
Atividades: 1. Comparação das mudanças na paisagem da comunidade pesquisada: alterações ocorridas e benefícios que trouxeram para a comunidade; 2. Registro de depoimentos de famílias, dos funcionários da escola, dos moradores do bairro, buscando indicadores das transformações ocorridas; 3. Pesquisa de fotos velhas, jornais antigos, mapas, plantas do bairro, como fontes de informações para a montagem do jornal; 4. Construção do jornal, desenvolvendo vários tópicos, como: história do local, aspectos regionais (população, clima, arquitetura), principais atrações, espaços culturais e sociais (parques, museus), depoimentos dos moradores, transformações regionais (mudanças mais drásticas ocorridas no local nos últimos anos). Disponibilize sua produção na Biblioteca, em Material do Aluno, na palavra-chave Jornal.
Atividade 5.2 - Propaganda
Elaboração de Anúncios - Partindo da idéia fictícia de que parte da turma é uma agência de publicidade, enquanto a outra é um cliente que deseja vender um produto (cada um alternando-se nesses papéis), pode-se propor à turma: 1. Criação de uma agência de marketing – nome, funções, entre outros; 2. Criação de um determinado produto que não exista no mercado, que seja útil e contenha especificações suficientes para ser reconhecido; 3. Em seguida, cada dupla ficará responsável pela criação da campanha publicitária (usando recursos de animação) de um produto que será sorteado entre todos; 4. Os programas serão apresentados ao cliente, com possíveis negociações e mudanças na campanha, se o “cliente” desejar. Disponibilize sua produção na Biblioteca, em Material do Aluno, na palavra-chave Propaganda.
Atividade 5.3 – História em Quadrinhos
Acessar e navegar nos sites indicados, lendo as histórias e relacionando-as com as questões levantadas em sala. Pesquisar sobre a origem e características das histórias em quadrinhos. Elaborar um texto com as informações pesquisadas. Escolher temas para as histórias e elaborar um enredo com previsão do número de quadrinhos necessários. Disponibilizar aos colegas o texto da pesquisa e as histórias construídas no item Biblioteca. Agendar um encontro, via Internet ou pessoalmente, com um cartunista para uma entrevista. As ilustrações podem ser feitas no computador, através do processador de imagens ou processador de textos. O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade, e incluído no item Biblioteca, em Material do Aluno, na palavra-chave História em Quadrinho.
Atividade 5.4 - Cordel
Realização de uma feira popular, para a exposição de folhetos de cordel, organizada e elaborada pelos alunos: apresentar aos alunos alguns folhetos de literatura de cordel e fazer a leitura, em grupos ou alternada. Pesquisar a origem e os aspectos históricos da literatura de cordel. Fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam, utilizando sites sobre cordéis. Propor aos alunos que expressem um tema qualquer na forma de versos, organizando a turma em equipes para a elaboração de folhetos de cordel sobre cada um. Iniciar os folhetos relativos a cada tema. Elaborar as capas dos folhetos, tentando manter o mesmo padrão artístico da literatura de cordel, a xilogravura. Montar a diagramação da feira, imitando a disposição tradicional das feiras nordestinas. Promover uma exposição dos trabalhos na própria escola. Relate no diário de bordo como foi essa experiência. Para isso, acesse a ferramenta Diário de Bordo no item interação da barra amarela do seu curso.
Atividade 5.5 – Revistas Online
Acessar e navegar nos sites indicados, escolhendo reportagens em revistas ou jornais online a partir de um tema selecionado para ser debatido em sala de aula. Elabore um texto com as informações pesquisadas indicando os links que lhes correspondem. O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade, e incluído no item Biblioteca, em Material do Aluno, na palavra-chave Revistas Online.
Atividade 5.6 - Mapas
Acessar e navegar nos sites indicados, escolhendo mapas a partir de um local ou tema escolhido para ser debatido em sala de aula. Elabore um texto com as informações pesquisadas indicando os links do texto. Pesquisar, nos sites indicados, informações para organizar uma viagem virtual à cidade ou ao país que escolherem em conjunto. Antes de apresentar o projeto aos alunos, decida que parâmetros você quer adotar para as viagens virtuais. Os parâmetros poderão incluir: duração (quanto tempo a viagem durará?); orçamento (quanto os viajantes podem gastar?); transporte (vai usar mais de um tipo?); pontos de interesse; mapas.
Diga a seus alunos que farão parte de uma agência de viagens com a responsabilidade de traçar uma viagem emocionante em torno do mundo para seus clientes. Além de descobrir tudo sobre o país que os viajantes queiram visitar, os alunos necessitarão planejar uma amostra do itinerário e o orçamento completo. Escolha dois destinos e explore-os usando as viagens virtuais. Leia artigos sobre o país que escolheu, para aprender mais sobre sua história, geografia, clima, língua, capital e as outras cidades maiores, atrações principais e transporte. Tenha sempre em mente o tempo da viagem e o limite do orçamento.
Organize fatos, figuras e fotos sob títulos que expressem o que você recolheu, como a vista geral do país, o mapa, a geografia, o clima, a população e as atrações especiais. Procure nos sites sobre mapas a localização e coordenadas geográficas dos locais que você irá visitar. Copie as imagens para seu trabalho. Elabore um álbum, em texto ou virtual, utilizando com imagens que retratem as cidades conhecidas e pesquisadas.
Objetivos: reconhecer diferentes espaços geográficos e alguns de seus aspectos culturais e estimular a produção escrita por meio de pequenos textos informativos. O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade, e incluído no item Biblioteca, em Material do Aluno, na palavra-chave Mapas.
Atividade 6 - Final - (O grupo deverá desenvolver o projeto considerando a mídia impressa escolhida na atividade anterior). Atividade Didática Utilizando Mídia Impressa (Obrigatória)
Escolha uma das seguintes mídias impressas e construa em até duas páginas uma atividade didática a ser trabalhada no projeto proposto no Módulo Introdutório do Curso Mídias na Educação: 1. Jornais, Propaganda, Histórias em Quadrinhos, Cordel, Revistas Impressas e online, Mapas. Faça a releitura dos conceitos e reflexões abordados nas etapas 1 e 2 para subsidiar seu trabalho. Prepare um documento com a atividade proposta: tema, mídia impressa que será utilizada, atores e papéis que deverão desempenhar, momentos que serão desenvolvidos na atividade.
Roteiro para orientar seu trabalho: Tema da proposta, Objetivos, Público a ser envolvido (uma turma, professores, coordenadores, a escola, a comunidade), mídias a serem utilizadas (detalhar o uso), atores e papéis que deverão desempenhar, Dinâmica da atividade, Período de realização, Critérios de Avaliação da atividade, Referências do material pesquisado.
Publique seu trabalho na Biblioteca em Material do aluno na data agendada pelo professor tutor. Tema - Trabalho Final Mídia Impressa. Subtema: Atividade Didática Utilizando Mídia Impressa.
Não se esqueça de colocar seu nome na atividade.
Aviso Importante:
O tutor irá promover a interação entre os alunos, manter o grupo interagindo com interesse e zelar para que o ambiente virtual se torne um ambiente de aprendizagem colaborativa e participativa. A participação do tutor, no curso, será diária.
Fonte: Texto extraído do Conteúdo do Módulo Mídia Impressa e postado por
Marcelo Carvalho
Presente da Áurea
Compartilhando 'achados' na rede!
Encontrei no site slideshare um ótimo tutorial (em slides, claro), ensinando passo a passo como enviar o material para a biblioteca! Coloquei-o no blog tutoriademidias.wordpress.com
Para visualizar a apresentação, visite o blog, "página Arquivos do Curso". Pode-se visualizar em tela cheia, e a visualização fica muito boa.
Áurea
Valeu Áurea, a gente só tem a agradecer!
Marcelo Carvalho
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Mais Orientações
Depois destes procedimentos aparecerá o nome do arquivo, é só clicar e ler.
Boa leitura e bom trabalho!
Marcelo Carvalho
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Resposta ao Apelo
Não sei se meus objetivos serão alcançados, mas já obtive algumas respostas aos meus apelos e percebo que não estou sozinho nesta cruzada em defesa do curso.
Fiquei especialmente feliz ao ler o depoimento da aluna Isabel Rodrigues, e por considerá-lo um apelo mais real que o meu, publico-o aqui para o conhecimento de vocês:
O curso "Mídias na Educação" é uma oportunidade única para investirmos em nossa formação. Muitas vezes, reclamamos da omissão do poder público nesse aspecto, no entanto, quando nos é dada esta oportunidade (exceto os casos de problemas de saúde ou particulares sérios) não aproveitamos a contento.
Para mim não foi fácil: trabalho nos três turnos (estado e município) e ainda estava me preparando para seleção do doutorado em educação (entrava pela madrugada estudando), cuidando da família e dos problemas do cotidiano. Muitas vezes, senti vontade de desistir (principalmente do Mídias que era mais recente), mas me lembrei de todas as justificativas de realização do curso Mídias apresentadas na aula inaugural e retomava a realização das atividades do curso.
Consegui finalizar as atividades no dia 07 de fevereiro (a plataforma me impedia algumas vezes de postar as atividades e isso é algo a se refletir, mas perturbei bastante meu tutor para me ajudar).
Passei na seleção do doutorado em Educação da UFPA (Currículo e Formação de professores) e mais do que nunca precisarei melhorar meus saberes de mídias na Educação, já que poderei ampliar a área de atuação, pois não atuarei apenas com os alunos, mas com professores também.
Meu relato é no sentido de mostrar que as adversidades são muitas e existirão sempre. Entretanto, precisamos ter o foco em nossa formação, em especial, nas oportunidades gratuitas e de qualidade como é o caso do curso Mídias.
Espero que os colegas consigam resolver seus problemas (e imagino que não sejam poucos) e retomem as atividades.
Atenciosamente,
Isabel Rodrigues
Valeu Isabel!!!!!!!!!
Marcelo Carvalho
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Módulo Material Impresso
Optamos pelo módulo impresso por considerá-lo pertinente e mais próximo ao cotidiano de vocês. Também consideramos o fato de que muitos alunos ainda encontrarem-se na elaboração das atividades do módulo anterior, portanto, procuramos o módulo que exigisse um pouco menos que o introdutório.
O Módulo Impresso possui linguagem simples e atividades que abordam temáticas relevantes ao exercício da docência e foi escolhido para que todos possam realizar as atividades propostas dentro do prazo estabelecido em nosso cronograma.
Aos que ainda não postaram a totalidade das atividades do Módulo Introdutório, a orientação é para que mantenham-se concentrado naquele módulo e tão logo o concluam iniciem as etapas do Módulo Impresso.
Acesse aqui o conteúdo do Módulo Material Impresso
Marcelo Carvalho