domingo, 4 de novembro de 2012

Professora blogueira

Em Abaetetuba, a professora Ana Maria faz a diferença no cotidiano dos seus alunos. É a professora Ana quem mantém o blog da escola atualizado com excelentes postagens sobre o uso das TIC na educação.

Hoje o blog Mídias, Educação e Meio ambiente rende homenagens a professora blogueira Ana e espera que seu bom exemplo contagie outros professores da rede pública de ensino.

A postagem que escolhi como ilustrativa do trabalho da professora Ana, é significativa, diz muito sobre a capacidade da blogosfera de possibilitar a criatividade e a criticidade nos leitores em geral e nos alunos em particular, leia o brilhante relato da atividade desenvolvida pela professora:

MOSCA NA SOPA - INTERPRETAÇÃO TEXTUAL


Interpretação textual, faz  parte das atividades desenvolvidas no laboratório de informática da Escola Magalhães Barata. Mas o que significa interpretar um texto? Interpretar um texto significa buscar o sentido do texto atribuído por seu autor. Leia mais aqui
Há várias maneiras de interpretar um texto, uma delas é fazer uma análise da obra a partir do conhecimento que temos sobre o autor da mesma. Neste caso utilizaremos o texto da música de Raul Seixas "Mosca na Sopa". Sabe-se que no período da ditadura militar, tanto  músicos quanto  escritores (poetas) utilizavam suas obras artísticas e literárias para, de alguma forma, denunciarem as mazelas sociais daquele período e, incomodaram sendo a mosca (questionadores) na sopa (militares e governantes). Vejamos:
"Eu sou a mosca que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar...
Eu sou a mosca que perturba o seu sono
Eu sou a mosca no seu quarto a zumbizar... 
E não adianta vir me detetizar
Pois nem o DDT pode assim me exterminar
Porque você mata uma e vem outra em meu lugar...
A letra completa aqui

Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: