domingo, 5 de fevereiro de 2012

A hora e a vez dos Grêmios Estudantis

Na semana passada foi eleita a direção do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Agostinho Monteiro e da Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso. Esta é daquelas notícias para ser comemorada por todos que se interessam pela escola pública.

A função do Grêmio Estudantil é essencial para que se exerça o principio do controle social da educação.

É a participação direta dos estudantes e demais representantes da comunidade escolar que pode assegurar o bom desenvolvimento das atividades escolares. O Grêmio e o Conselho Escolar podem, por exemplo, organizar o processo de eleição direta para diretor, fiscalizar a qualidade da merenda escolar, da aplicação dos recursos públicos como o PDE e PDDE e mais importante participar de questões pedagógicas.

Uma sugestão aos dois grêmios:

procurem a SEDUC e solicitem participação em um dos cursos do Programa Formação Pela Escola (FNDE/MEC), o programa tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade da gestão e fortalecimento do controle social dos recursos públicos destinados à educação.

Entre os módulos que podem ser estudados estão: Dinheiro Direto na Escola – PDDE, Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE), Programa do Livro (PLI), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e Prestação de Contas.

Com estas informações o trabalho do Grêmio será qualificado, facilitando o alcance de seus objetivos, daqui desejo toda sorte às novas lideranças estudantis.

Veja o vídeo da campanha (Grêmio do Pedroso):





Marcelo Carvalho

Um comentário:

Anônimo disse...

Professor Marcelo,
É de fundamental importância que nós professores, em cada escola, apoiemos a criação dos Grêmios. Claro, respeitando a autonomia dos alunos. Me incomoda bastante a pouca participação dos nossos alunos nos movimentos docentes. Os dois alunos entrevistados no vídeo (Daniel e Raphael) são excessão e quase sempre participavam das nossas atividades durante a greve de 2011. O fortalecimento da organização deles é nosso tb
Abs
Edson Junior