sábado, 9 de outubro de 2010

Não deu no New York Times, mas merece nosso destaque

Oficina de libras promovida pelo NTE Tucuruí

I Oficina do Projeto InfoLibras

23/09/2010
O  NTE-Tucuruí, através das multiplicadoras Dilma Correa e Marilene Vieira, promoveu no último sábado (18.09), na escola Ana Pontes Francez,  uma oficina de Editor de Texto para alunos com deficiência auditiva. O evento aconteceu em comemoração ao dia  em que a  Comunidade Surda Brasileira celebra o Dia Nacional do Surdo(26.09). Durante a oficina, os alunos puderam conhecer o aplicativo editor de texto, as ferramentas do Linux, digitar e formatar textos e tabelas, informações tidas como novidades para eles.
A oficina contou com a presença de duas intérpretes, Silvana Ribeiro e Leila Perez, professoras interpretes da redes municipal e estadual de ensino. Participaram da capacitação cerca de 8 alunos de escolas públicas  estaduais e municipais de Tucuruí. A proposta da oficina é incentivar a inclusão digital e social dos alunos surdos.

Publicado originalmente no blog http://ntetucurui.wordpress.com/
Mais uma boa ação, solenemente ignorada pela grande mídia e também pela pequena:

Oficina Editando e Criando Imagens no GIMP



Oficina Editando e Criando Imagens no GIMP. Começa amanhã às 09:00h no NTN-Ananin. Traga suas imagens e suas dificuldades e necessidades no tratamento e na criação de imagens digitais. 
 
Publicado originalmente no blog http://nteananindeua.blogspot.com/


E mais um bom exemplo da política de utilização das TIC nas escolas públicas desenvolvidas pela SEDUC-Pa, esta recebeu a atenção da mídia local:

NTE Marabá

O Concurso e sua repercussão.

O 2º Concurso de Blogs apesar de ter encerrado ontem ainda tem tido muita repercussão, tanto na blogosfera quanto na mídia local. Vários blogs fizeram suas análise, divulgaram o resultado dos concursos e comemoraram os prêmios conquistados.
O Blog da Alaís: Foliando com a Matemática , faz vários agradecimentos e comemora a conquista do 1º lugar na categoria de professor. Nos blogs da Escola Salomé Carvalho, da Escola Jonathas Pontes Athias e do professor Mangno (De tudo um pouco), também divulgaram o resultado. Já o no Blog  Projetos Educacionais, a Prof. Sheilla Luiza, que ficou em 2º lugar na categoria professor, agradece aos seus leitores pelo sucesso do seu blog e destaca a quantidade de visitas desde que o blog foi criado.
Outros blogs também divulgaram o evento de premiação, entre eles o Blog Cultura em Movimento, o site Busca Marabá e no Blog Contraponto e Reflexão, do professor Ribamar que muito colaborou para esse concurso.

Além dos blog a premiação do concurso também foi destaque no Programa "Barra Pessada Marabá" da TV RBA, na sua edição de hoje e demonstrou os premiados e fizeram uma analise do uso dos blogs na educação, apresentando inclusive uma entrevista com o Prof. Eric Siqueira, que é integrante da equipe do NTE Ananindeua.

Leia o texto completo no blog http://ntemaraba.blogspot.com/

O NTE Castanhal também tem o que mostrar:

Mais uma ação do NTE Castanhal

Foi ministrado pela professora Clara Alvino na escola estadual Elcione Barbalho o curso Aluno Monitor: Cidadania e Profissionalização. Esta formação ocorreu nos dias 20 de setembro a 01 de outubro e visou qualificar os alunos para atuarem como monitores nas salas de informática, possibilitando o uso das tecnologias da comunicação e informação as TICs no contexto escolar, dando mais qualidade ao processo educativo e atendimento de qualidade na referida escola.


Postagem original /http://ntecastanhal.blogspot.com/

Do NTE Benevides recolho esta bela iniciativa:

Curso Básico de Manutenção de Computadores

Com o objetivo de apresentar noções básicas sobre manutenção de computadores, o NTE Benevides, por meio do Professor Multiplicador Alberto Nakamaru, ofertou aos professores das redes estadual e municipal de ensino o Curso de Noções de Manutenção de Computadores. Participaram professores dos municípios de Benevides, Santa Bárbara, Marituba, Santa Izabel do Pará, Bujaru, Vigia de Nazaré e Ananindeua. No curso, que ocorreu entre os dias 27 e 30/09, todos tiveram oportunidade de conhecer um pouco a máquina e configurá-la, além de instalar o sistema operacional botosetcabano2 e tirar dúvidas básicas de sistema. Vale a pena conferir alguns momentos.


E no NTE Santarém, mais uma ação em favor da formação continuada dos professores, não percam o fôlego e continuem lendo como se faz uma educação de qualidade e com investimentos na formação dos professores:

OFICINA DE SCRIBUS

Ouvir com webReader
Nesta semana aconteceu oficinas de SCRIBUS no Núcleo de Tecnologia Educacional, no horário da manhã e tarde, com a Carga Horária de 08h, sendo ministrada pela Profa. Iara Almeida (multiplicadora e coordenadora do NTE/Santarém).

Os professores criaram jornais e histórias em quadrinhos. Veja aqui algumas histórias criadas, sendo os créditos para as professoras Adna, Cristiane e Corina.
Próximas turmas  18 e 20/10/2010 - 2ª e 4ª (TARDE)
Texto: Iara Almeida
Imagens: Iara Almeida

Postagem original Blog http://ntestm-pa.blogspot.com/

Esta postagem surgiu por acaso, sem intencionalidades, foi derivada da visita que fiz em alguns blogs dos NTEs, fiquei entusiasmado com o que li, meu entusiasmo é proporcional ao meu desencanto com a grande mídia, que destas boas ações não se ocupou, não escreveu sequer uma linha. Mas ainda bem que nos foi dado o direito de ter um blog  (viva a internet LIVRE!) e poder divulgar as boas ações da SEDUC e do Governo de Ana Júlia, espero que com esta postagem os professores reflitam e na hora de votar façam a opção correta.

Marcelo Carvalho


Nenhum comentário: