quinta-feira, 6 de maio de 2010

Módulo TV e Vídeo

Olá alunos e tutores,

Embora não eu não trabalhe mais na coordenmação do curso Mídias na Educação e nem na coordenação de tutoria, mas em razão de continuar acreditando no projeto e querendo ajudar alunos e tutores continuarei sempre que possível a escrever sobre as coisas importantes do curso.

Seguindo este principio publico as orientações sobre o Módulo TV e Vídeo, último do Ciclo Avançado. Em breve teremos centenas de professores aptos a receberem os certificados de Aperfeiçoamento e o melhor: aptos a cursarem o Ciclo Avançado e poderem almejar o título de especialistas em Mídias na Educação.

Atividade 1 - Poste, no fórum: Educação Audiovisual e currículo, reflexões sobre sua formação audiovisual, como educador. Destaque aspectos positivos e negativos, se houver, e discuta possíveis ampliações e correções dessa formação.
- O que você achou do vídeo? Você identificou algum ponto que faz parte de sua realidade? Também, relate experiências relacionadas à pedagogia de projetos das quais você fez parte ou sobre as quais você está informado. Quais eram esses projetos? Como se desenvolveram e quais os resultados alcançados? Houve integração de mídias? Para facilitar, visite a página http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pep_l.php?t=001

Atividade 2 - Fórum 1:comente no fórum: O que você achou do vídeo? O que você achou mais interessante.

Atividade 3 - Leitura e Fórum 2: Leia o texto “O que é um Projeto Interdisciplinar?”, de Eduardo Chaves, disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/educ26.htm e compartilhe com seus colegas no fórum "projeto interdisciplinar" os pontos que você considera relevantes para o desenvolvimento de projetos pedagógicos interdisciplinares.

Atividade 4 - Fórum 3 : Façamos, agora, outra pesquisa, desta vez sobre o tema “interdisciplinaridade”. Visite o link: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/itd_l.php?t=001 e pesquise livremente sobre o tema. Você poderá, também encontrar outras fontes e indicá-las a seus colegas. Relate no fórum “interdisciplinaridade” suas conclusões sobre o que seja a interdisciplinaridade. 
 
Atividade 5 – Biblioteca - A partir do conteúdo abordado nesta aula, elabore:
- os mapas mentais feitos na aulas anteriores como exercício;
- um pequeno projeto educacional de acordo com sua área de atuação dentro da escola.
Utilize uma ferramenta (software) para a construção de mapas conceituais, como o freemind.
Este projeto deverá comportar os elementos tecnológicos vistos nos diversos módulos anteriores. Ao final, envie o seu projeto para a biblioteca - "Aula 07: Projetos".

Marcelo Carvalho

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Marcelo,
estou feliz em poder continuar minha jornada junto ao curso Mìdias na Educação, e sempre que posso acesso o blog para ver as novidades. Porém, desta vez não consegui ler direito as informações por causa das cores utilizadas, principalmente quando do contraste do azul com o vermelho. Deve ser o problema da vista cansada que chega junto com a idade. Contudo, estou tentando seguir de forma efetiva e satisfatória as indicações do curso.
Abraços!
Silvia Gordo²

Marcelo Carvalho disse...

Olá Beta,

Mudei a cor do blog, melhorou? Espero que agora a leitura fique mais fácil.

Obrigado pela crítica, foi construtiva e contribuiu para a melhoria do blog.

Um abraço,

Marcelo Carvalho