terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Atividades do Módulo Impresso - Ciclo Intermediário


Click na imagem e acesse o conteúdo do módulo

Modulo Impresso - Ciclo Intermediário

ETAPA 1

ATIVIDADE 1

Ler sobre os gêneros textuais: conceitos e reflexões.

Na sua prática de leitura e produção de texto ou naquela realizada com os seus alunos, você leva em consideração conhecimentos prévios partilhados, recursos semióticos, contexto de produção e intenções comunicativas?

Registrar no diário de bordo a reflexão sobre a utilização dos gêneros textuais em sala de aula.

ETAPA 2

ATIVIDADE 1

Selecionar dois textos da mídia impressa que pertençam a gêneros textuais distintos.
Levantar, nos textos selecionados, as seguintes informações: a fonte e data de produção, autor, púbico alvo (a quem se destina) e com que finalidade foram produzidos.

Postar na ferramenta Diário de Bordo.

ATIVIDADE 2

Selecionar dois textos pertencentes ao mesmo gênero textual, na mídia on line.
Elaborar um quadro comparativo entre os dois textos selecionados, apontando as características estruturais comuns a eles.

Postar na ferramenta Biblioteca. Tema: Etapa 2 e Sub-tema: Atividade 2.

ATIVIDADE 3

Produzir um texto no gênero textual escolhido, respeitando as características estruturais levantadas.

Postar na ferramenta Biblioteca. Tema: Ativ. Final Etapa 2 e Sub-tema: Produção Textual.


ETAPA 3

ETAPAS DO TRABALHO FINAL

A.1 Faça a releitura dos temas abordados neste módulo;

A.2 Inscreva-se no Fórum – Gênero textual em projeto didático e apresente os seguintes dados: o nome da escola em que você trabalha, a(s) disciplina(s) em que você atua, e qual o uso do gênero textual que você faz em sala de aula;

B.1 Vá ao Fórum – Gênero textual em projeto didático e identifique, entre os cursistas, aqueles que utilizam gêneros textuais semelhantes ou próximos aos que você utiliza em sala de aula;

B.2 Elaborem, em grupo de dois a cinco membros, um projeto didático sobre um determinado gênero textual da mídia impressa para ser desenvolvido em sala de aula;

B.3 Finalmente, utilizem a ferramenta Biblioteca- material do aluno e publiquem o trabalho do grupo. Lembrem-se de nomear o arquivo de modo a identificar todos os participantes da equipe.

Biblioteca- material do aluno. Tema: Etapa 3 e Sub-tema: Trabalho em Grupo.

Texto organizado por: Joseane Figueredo - Tutora do Curso

Postado por: Marcelo Carvalho

11 comentários:

Unknown disse...

oiii gostaria de saber quando a Biblioteca e o Fórum estarão disponíveis para realizarmos os trabalhos deste módulo, pq até o momento n consigo postar nada nesses ambiente
obrigada
Francilete Almeida

Marcelo Carvalho disse...

Minha cara,

Esta semana farei este trabalho. Eu sei que vocês estão querendo adiantar, mas veja que no blog está o cronograma de encontro presencial, faltam iniciar mais de 10 turmas, isto quer dizer que estes alunos ainda nem acessaram o curso.

Solicito um pouco de paciência, caso contrário teremos alunos iniciando o módulo e outros concluindo, acho que isto não é correto, concordas?

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Unknown disse...

Oi Marcelo, que bom estarmos aqui novamente!
Antonia Araújo

Waldenira disse...

Oi Marcelo,

Estamos preocupados com essa nova etapa, pois não estamos conseguindo postar atividades na Biblioteca e muito menos visualizar as contribuiçoes do fórum e assim obedecer as orientações que estão no blog como: B.1 Vá ao Fórum – Gênero textual em projeto didático e identifique, entre os cursistas, aqueles que utilizam gêneros textuais semelhantes ou próximos aos que você utiliza em sala de aula;
Como vamos identificar esses generos?
Marinete Lima
Santarém

Teacher Karla disse...

Professor Marcelo,
Não estou conseguindo entrar na plataforma - informa usuario ou senha invalidos... sendo que eu já havia visitado a plataforma depois do nosso encontro presencial em Castanhal. O que se passa?
Abs,
Karla Damasceno

Unknown disse...

Olá Marcelo, gostaria de sugerir que a atividade 1 deste módulo: leitura e produção de textos fosse postada na Biblioteca pois o diário de bordo é acessado apenas pelo tutor e acredito que os colegas tenham experiências maravilhosas para partilhar conosco nesta atividade.
Abraços,
Rosângela Lima (Marabá)

Marcelo Carvalho disse...

Olá Antonia, vamos firmes e de mãos dadas rumo a mais uma conquista.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Waldenira,

estes problemas foram finalmente solucionados, mantenha-se firme e sempre interessada no curso.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Kau,

O problema de acesso foi geral, a plataforma saiu do ar. Hoje já está tudo normal.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Rosângela Lima,

Sua sugestão é muito interessante. Conversarei com os tutores sobre o assunto.

Qualquer decisão publicarei aqui no blog.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Unknown disse...

Boa tarde,
estamos com dúvidas sobre estas atividades deste ciclo. Favor enviar para o meu email(luizneto@cepisa.com.br), exemplos desta atividade.