domingo, 19 de abril de 2009

Orientações sobre as atividades do Módulo Informática

Hoje foi possível concluir o texto com as principais orientações sobre as atividades do Módulo Informática, caros tutores e alunos leiam com a máxima atenção as orientações abaixo, pois foram realizadas modificações e ajustes significativos em quase todas as atividades do Módulo.

Os ajustes foram feitos com objetivos de facilitar o trabalho de elaboração (alunos) e correção das atividades (tutores).

Orientações sobre as atividades da Etapa 1


1. Acesse o conteúdo do Módulo Informática / etapa 1; faça as leituras recomendadas, utilizando o tutorial “Computador”, disponível na biblioteca da cidade virtual; realize o jogo que está no salão de jogos (pode também acessá-lo através da Escola).

OBS.: Todas as atividades realizadas devem, obrigatoriamente, citar referências ao conteúdo da etapa e do módulo.


Atividades da Etapa 1



Fórum: O computador e seu funcionamento

Etapa 1 - Atividade 1

Caros cursistas, bem-vindo ao Módulo Básico de Informática. Neste fórum conversaremos sobre o computador e seu funcionamento; as dificuldades na utilização deste equipamento e suas configurações.

1 – Coloque uma experiência pessoal ou de alguém que você conheça sobre a utilização de computadores que não estavam configurados adequadamente (teclado, mouse, software, etc.).

2- Fale um pouco de sua trajetória:

Quais as principais dificuldades enfrentadas por você, em relação à utilização do computador?

Como aprendeu a utilizar o computador?

Fez algum curso?

Você utiliza ou já utilizou as ferramentas do computador em sua ação educativa?

Atenção: Leia as contribuições já postadas; agregue suas opiniões, conhecimentos e dúvidas. Interaja com os demais cursistas comentando e questionando as contribuições que mais chamaram sua atenção.

Sucesso na atividade!

Fórum: Escolhendo um computador para a escola


Etapa 1 Atividade 2


O objetivo desta atividade é ajudá-los a escolher um bom computador para a sua escola. Você deve especificar um computador para a sala de informática educativa de sua escola.

OBS. 1– Embasados pelas leituras já realizadas, procure em jornais, revistas ou na internet anúncios de venda de computadores. Anote a configuração indicada e troque idéias com seus colegas sobre preços razoáveis para determinadas configurações do computador.

OBS. 2 – Sua atividade deve considerar as condições financeiras (escolas públicas) relação custo (da máquina) e beneficio (recursos disponíveis no computador, como software, memória, HD, monitor etc.).

OBS. 3 – Sua postagem deve conter a fonte de pesquisa do anúncio publicitário, a especificação da configuração e do preço do computador escolhido por você e uma justificativa para sua escolha.

Sucesso na atividade!

Etapa 1 Atividade Final – Biblioteca


Sistematizando o conhecimento adquirido na Etapa 1


Como Fazer:


1. Acompanhe as discussões realizadas nos fóruns da etapa 1 e faça um resumo sistematizando as principais idéias apresentadas pelos alunos e pelo tutor.

1.1 Não se esqueçam de fazer as referências ao conteúdo da etapa estudada.

2. Em seguida, elabore um texto (duas ou três páginas), utilizando um processador de texto de sua preferência, com o tema “As principais características do computador e seu funcionamento”.

3. O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade. Ex.: Marcelo_Carvalho_Etapa1_Ativ_Final

4. Anexe o arquivo na Biblioteca do ambiente e-proinfo, em Material do aluno, no tema Etapa 1 e sub-tema Ativ Final.

________________________________

Etapa 2

Etapa 2 - Atividade 1 – Sistema Operacional e Seus Aplicativos


Na primeira atividade desta etapa, vocês aprenderão a escolher aplicativos e recursos de software para uso na escola. A atividade consiste em organizar um programa de formação de seus alunos, no uso de softwares. Para isso, você precisa pensar em quais softwares e que tipos de atividades os seus alunos poderiam realizar com eles.


Como Fazer:


1. Assista aos vídeos indicados no cinema da cidade virtual da Etapa 2 (Salto Informática e Salto para o futuro: software e educação).


2. Acompanhe os tutoriais disponíveis na Biblioteca da cidade virtual - “Sistema Operacional” e “Aplicativos”.


3. Escolha o tutorial para o sistema instalado no computador em que trabalha usualmente (Windows 95, XP ou Linux) e descubra como realizar as operações mais comuns. Identifique como utilizar as ferramentas e os recursos que o sistema operacional oferece.


4. Participe do jogo que está disponível no salão de jogos, sobre os sistemas operacionais.


5. Elabore um pequeno texto (duas ou três páginas) utilizando um processador de textos de sua preferência com o tema “Sistema Operacional e seus aplicativos”. O texto deve descrever o roteiro da formação de seus alunos, a atividade a ser desenvolvida e o software que será trabalhado.


6. O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade. Ex.: Marcelo_Carvalho_Etapa2_ativ1


7. Anexe o arquivo na Biblioteca do ambiente e-proinfo, em Material do aluno, no tema Etapa 2 – Sub-tema: Sistema Operacional e seus aplicativos.

Etapa 2 – Atividade 2 – FÓRUM Sistema Operacional e Seus Aplicativos


Este fórum tem como objetivo o debate de questões relacionadas com o sistema Operacional e os aplicativos educacionais.

Questões norteadoras do debate:

Quais as soluções que cada um utiliza, como aprender a utilizar as ferramentas de software e, em especial, como utilizar as funcionalidades do sistema operacional.


Como Fazer:


1. Leia os textos já indicados na atividade anterior

2. Assista aos vídeos indicados no cinema da cidade virtual da Etapa 2 (Salto Informática e Salto para o futuro: software e educação)

3. Localize o fórum “Etapa 2 – Sistema Operacional e Seus Aplicativos

4. Leia as contribuições que já foram postadas, agregue suas opiniões, conhecimentos e dúvidas sobre o sistema operacional que utiliza em sua escola, bem como sobre os seus recursos e ferramentas disponíveis para a utilização pedagógica.

________________________________

Orientações sobre a Etapa 3


Para realizar as atividades desta etapa, é recomendável que você siga os seguintes passos:


1. Acesse os tutoriais que trabalham os termos da internet: “Como funciona a internet”, “Evolução da internet até a internet 2” e “Wikipédia”, localizados no ‘menu’ da introdução da etapa 3, através da Escola.


2. Entre no Shopping Center da cidade virtual e acesse o tutorial “Conectando”, sobre as características da internet, seus serviços, etc.


No tutorial “segurança doméstica”, você encontra aspectos de segurança a serem considerados, no uso da internet e a operação com o navegador.


3. No ‘cinema’ da cidade virtual, assista ao vídeo “Guerreiros Internet” que ilustra a movimentação dos pacotes na internet, bem como o funcionamento dos protocolos mais conhecidos como IP e TCP. Além disso, mostra a operação da rede em diversos níveis e como implementar cuidados com a segurança.


4. Na biblioteca da cidade virtual, leia o material sobre IP e TCP, disponíveis na estante.


5. Participe dos jogos para testar seus conhecimentos, no salão de jogos da ‘cidade virtual’ da etapa 3.

Atividades da Etapa 3

Etapa – 3 Atividade – 1

Fórum – Conectando.

O tema para o debate, neste fórum, é a proteção dos estudantes para um uso eficiente e seguro da internet.

O que pode afetar o uso apropriado da internet na educação?

Neste espaço, poderão ser levantados problemas no uso da internet, assim como soluções para que seu uso seja seguro.


Como Fazer:


Busque na imprensa notícias relativas à temática da segurança na internet, como: vírus, pornografia, pedofilia, invasão de privacidade, crimes virtuais, etc. Pesquise, também, as soluções possíveis para tais problemas.


Comente sobre as questões levantadas acima; debata, discuta com os colegas sobre o fato de que a internet pode ser uma ferramenta fantástica para ensejar uma aprendizagem significativa, mas que também tem perigos espreitando internautas inexperientes.

Etapa – 3 Atividade – Final - Biblioteca

ATIVIDADE : Fazendo o Checklist


Você será desafiado a elaborar um ‘checklist’ (uma lista, um roteiro) para verificação de condições recomendáveis para uma utilização apropriada, eficiente e segura da Informática e da Internet na sua escola.


Objetivos: Refletir sobre as ferramentas de software e hardware aprendidas nas etapas anteriores e seu potencial impacto no ambiente escolar e na educação de modo geral.


Como Fazer:


1. Discuta, brevemente, as condições recomendáveis para utilização adequada dos recursos do computador e internet, no âmbito da sua escola.


2. Elabore um pequeno texto (duas ou três páginas) utilizando um processador de textos de sua preferência com o título “Fazendo o Checklist da escola”.


3. O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade. Ex.: Marcelo_Carvalho_Etapa3_ativFinal


4. Anexe o arquivo na Biblioteca do ambiente e-proinfo, em Material do aluno, no título Etapa 3 – Sub-tema: Atividade Final.

__________________________________


Texto elaborado coletivamente por mim, pela Jamille e pela Rafaela (antiga bolsista e colaboradora assídua).

Marcelo Carvalho

Um comentário:

Prof. Antonio Tavares disse...

Essas inoformações precisam ser atualizadas. Precisamos saber o por quê da plataforma está desconfigurada.