quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Atividades do Módulo Impresso

Durante a leitura do texto base do módulo, você será estimulado a ir à seção “Atividades” e refletir sobre aspectos da mídia material impresso. Cada Atividade é destinada a contribuir para a compreensão dos conteúdos introduzidos nos textos que compõem o Módulo. Os resultados serão relatados e socializados nos fóruns e biblioteca do aluno, de modo a propiciar a discussão entre os participantes.
As Atividades deverão ser realizadas no prazo indicado no cronograma, apresentado no blog do curso. O módulo possui 06 atividades a serem cumpridas de forma obrigatória.

Atividade 1 – Fórum: Importância do Livro (Obrigatória)

Qual a importância do livro na sua vida? Você acredita que o livro está com os dias contados, ante as novas mídias como a Internet? Os novos meios eletrônicos tornarão os livros obsoletos? E a literatura, irá desaparecer? Como acessar as informações em contextos sem Internet? Por centenas de anos, ler e escrever têm sido os principais métodos de comunicação entre as pessoas. Vocês diriam que tal era está para terminar? Qual a importância da conservação do saber coletivo através do material impresso?
Debata essas questões com seus colegas no fórum Importância do Livro.

Atividade 2 – Fórum : A Escrita e a Leitura no Hipertexto (Obrigatória)

Debata com seus colegas no Fórum “A Escrita e a Leitura no Hipertexto” sobre as seguintes questões: O que muda na alfabetização, no letramento, nos processos educacionais, na cultura digital? Como a escola pode lidar com a cultura do hipertexto? Como a Internet está mudando nossa relação com a leitura e a escrita? O computador e a Internet servirão de estímulo à leitura ou serão uma ameaça a ela? Por que o hipertexto é subversivo? Que dificuldades os leitores encontram na leitura apoiada por suportes virtuais? Que vantagens e desvantagens podem ser apontadas em relação à leitura apoiada por suportes virtuais? O hipertexto elimina a idéia da autoria?
Debata essas questões com seus colegas no fórum A Escrita e a Leitura no Hipertexto.

Atividade 3 – Biblioteca: Formas de Trabalhar com a Mídia
Impressa no Meio Digital (Obrigatória)

Amplie suas leituras sobre texto no contexto da era digital e produza um documento de duas páginas sobre as formas de trabalhar com texto no meio digital. Enfoque um dos seguintes temas: 1 - Validade e pertinência das práticas pedagógicas e dos procedimentos didáticos, atualmente utilizados para ensinar a ler e a escrever ante a possibilidade dos materiais de leitura utilizados pelos alunos estarem em formato eletrônico; 2 - As mudanças que as novas tecnologias da escrita, disponibilizadas pelo computador e pela Internet , imprimem no meio educativo; 3 - Integração da oralidade e escrita na Internet; 4 - Possibilidades de texto e escrita na Internet; 5 - Diferenças no nível de compreensão e de aprendizagem do estudo de um documento apresentado em formato eletrônico em relação ao texto impresso em papel; 6 - Distinção entre autor e leitor num hipertexto.
A atividade deverá ser realizada individualmente. Elabore um pequeno texto (duas páginas) utilizando um processador de textos de sua preferência. Disponibilize sua produção na Biblioteca, em Material do Aluno, no tema Mídia Impressa no Meio Digital e no subtema Mídia Impressa.

Atividade 4 – Fórum: Utilização do livro didático (Obrigatória)

"O livro didático(...) tem sido apontado como o grande vilão do ensino no Brasil. Diante dos grandes problemas educacionais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do baixo desempenho dos alunos em testes padronizados, muitos educadores apontam o livro didático como o grande obstáculo a impedir mudanças significativas nas salas de aula. Alguns chegam a afirmar que ele deve ser simplesmente retirado do alcance do professor para que as mudanças possam de fato ocorrer”. Nélio Bizzo (1999).
Você concorda com essa afirmação de Bizzo? Analise o uso do livro didático na sua prática pedagógica. Reflita sobre como você utiliza o livro texto. Avalie o livro didático que você utiliza em sala de aula: o livro é correto do ponto de vista conceitual? A metodologia de ensino proposta no livro é estimulante, evitando longas listas de nomes a serem memorizados e exercícios de transcrição de texto? O livro revela preocupação em prevenir preconceitos e evitar estereótipos de natureza étnica, de gênero e de classe social ou discriminações de minorias? Debata essas questões com seus colegas no fórum Utilização do Livro Didático.

Orientações complementares sobre as atividades da biblioteca (5 e 6):

Obs.: 1 - As atividades poderão ser realizadas em equipes de no Máximo 05 alunos, desde que todos pertençam a mesma escola.

Obs.: 2 - Fica mantida a opção de trabalho individual para os que desejarem. Assim como, para o aluno que for representante único de determinada escola.

Obs. 3 - Os alunos que trabalham em URE’s, USE’s ou em outros departamentos administrativos da SEDUC ou de Secretarias Municipais de Educação poderão desenvolver a atividade em grupo (máximo de 05 integrantes) ou individualmente e o projeto deve ser direcionado para uma escola.

Na atividade 05 (cinco), o grupo deverá escolher uma das seguintes atividades para realizar e disponibilizar na Biblioteca do Aluno.

Atividade 5 (Obrigatória)

Atividade 5.1 - Jornal

Esta proposta de projeto envolve conhecer melhor a comunidade, observar sua organização e seu crescimento para poder atuar positivamente sobre ela. Tem, também, como um dos objetivos principais, despertar o interesse pelo resgate da memória histórica, social e cultural da comunidade.
Atividades: 1. Comparação das mudanças na paisagem da comunidade pesquisada: alterações ocorridas e benefícios que trouxeram para a comunidade; 2. Registro de depoimentos de famílias, dos funcionários da escola, dos moradores do bairro, buscando indicadores das transformações ocorridas; 3. Pesquisa de fotos velhas, jornais antigos, mapas, plantas do bairro, como fontes de informações para a montagem do jornal; 4. Construção do jornal, desenvolvendo vários tópicos, como: história do local, aspectos regionais (população, clima, arquitetura), principais atrações, espaços culturais e sociais (parques, museus), depoimentos dos moradores, transformações regionais (mudanças mais drásticas ocorridas no local nos últimos anos). Disponibilize sua produção na Biblioteca, em Material do Aluno, na palavra-chave Jornal.

Atividade 5.2 - Propaganda

Elaboração de Anúncios - Partindo da idéia fictícia de que parte da turma é uma agência de publicidade, enquanto a outra é um cliente que deseja vender um produto (cada um alternando-se nesses papéis), pode-se propor à turma: 1. Criação de uma agência de marketing – nome, funções, entre outros; 2. Criação de um determinado produto que não exista no mercado, que seja útil e contenha especificações suficientes para ser reconhecido; 3. Em seguida, cada dupla ficará responsável pela criação da campanha publicitária (usando recursos de animação) de um produto que será sorteado entre todos; 4. Os programas serão apresentados ao cliente, com possíveis negociações e mudanças na campanha, se o “cliente” desejar. Disponibilize sua produção na Biblioteca, em Material do Aluno, na palavra-chave Propaganda.

Atividade 5.3 – História em Quadrinhos

Acessar e navegar nos sites indicados, lendo as histórias e relacionando-as com as questões levantadas em sala. Pesquisar sobre a origem e características das histórias em quadrinhos. Elaborar um texto com as informações pesquisadas. Escolher temas para as histórias e elaborar um enredo com previsão do número de quadrinhos necessários. Disponibilizar aos colegas o texto da pesquisa e as histórias construídas no item Biblioteca. Agendar um encontro, via Internet ou pessoalmente, com um cartunista para uma entrevista. As ilustrações podem ser feitas no computador, através do processador de imagens ou processador de textos. O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade, e incluído no item Biblioteca, em Material do Aluno, na palavra-chave História em Quadrinho.

Atividade 5.4 - Cordel

Realização de uma feira popular, para a exposição de folhetos de cordel, organizada e elaborada pelos alunos: apresentar aos alunos alguns folhetos de literatura de cordel e fazer a leitura, em grupos ou alternada. Pesquisar a origem e os aspectos históricos da literatura de cordel. Fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam, utilizando sites sobre cordéis. Propor aos alunos que expressem um tema qualquer na forma de versos, organizando a turma em equipes para a elaboração de folhetos de cordel sobre cada um. Iniciar os folhetos relativos a cada tema. Elaborar as capas dos folhetos, tentando manter o mesmo padrão artístico da literatura de cordel, a xilogravura. Montar a diagramação da feira, imitando a disposição tradicional das feiras nordestinas. Promover uma exposição dos trabalhos na própria escola. Relate no diário de bordo como foi essa experiência. Para isso, acesse a ferramenta Diário de Bordo no item interação da barra amarela do seu curso.

Atividade 5.5 – Revistas Online

Acessar e navegar nos sites indicados, escolhendo reportagens em revistas ou jornais online a partir de um tema selecionado para ser debatido em sala de aula. Elabore um texto com as informações pesquisadas indicando os links que lhes correspondem. O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade, e incluído no item Biblioteca, em Material do Aluno, na palavra-chave Revistas Online.

Atividade 5.6 - Mapas

Acessar e navegar nos sites indicados, escolhendo mapas a partir de um local ou tema escolhido para ser debatido em sala de aula. Elabore um texto com as informações pesquisadas indicando os links do texto. Pesquisar, nos sites indicados, informações para organizar uma viagem virtual à cidade ou ao país que escolherem em conjunto. Antes de apresentar o projeto aos alunos, decida que parâmetros você quer adotar para as viagens virtuais. Os parâmetros poderão incluir: duração (quanto tempo a viagem durará?); orçamento (quanto os viajantes podem gastar?); transporte (vai usar mais de um tipo?); pontos de interesse; mapas.
Diga a seus alunos que farão parte de uma agência de viagens com a responsabilidade de traçar uma viagem emocionante em torno do mundo para seus clientes. Além de descobrir tudo sobre o país que os viajantes queiram visitar, os alunos necessitarão planejar uma amostra do itinerário e o orçamento completo. Escolha dois destinos e explore-os usando as viagens virtuais. Leia artigos sobre o país que escolheu, para aprender mais sobre sua história, geografia, clima, língua, capital e as outras cidades maiores, atrações principais e transporte. Tenha sempre em mente o tempo da viagem e o limite do orçamento.
Organize fatos, figuras e fotos sob títulos que expressem o que você recolheu, como a vista geral do país, o mapa, a geografia, o clima, a população e as atrações especiais. Procure nos sites sobre mapas a localização e coordenadas geográficas dos locais que você irá visitar. Copie as imagens para seu trabalho. Elabore um álbum, em texto ou virtual, utilizando com imagens que retratem as cidades conhecidas e pesquisadas.
Objetivos: reconhecer diferentes espaços geográficos e alguns de seus aspectos culturais e estimular a produção escrita por meio de pequenos textos informativos. O documento deverá ser salvo de forma a identificar o nome do cursista e da atividade, e incluído no item Biblioteca, em Material do Aluno, na palavra-chave Mapas.

Atividade 6 - Final - (O grupo deverá desenvolver o projeto considerando a mídia impressa escolhida na atividade anterior). Atividade Didática Utilizando Mídia Impressa (Obrigatória)

Escolha uma das seguintes mídias impressas e construa em até duas páginas uma atividade didática a ser trabalhada no projeto proposto no Módulo Introdutório do Curso Mídias na Educação: 1. Jornais, Propaganda, Histórias em Quadrinhos, Cordel, Revistas Impressas e online, Mapas. Faça a releitura dos conceitos e reflexões abordados nas etapas 1 e 2 para subsidiar seu trabalho. Prepare um documento com a atividade proposta: tema, mídia impressa que será utilizada, atores e papéis que deverão desempenhar, momentos que serão desenvolvidos na atividade.
Roteiro para orientar seu trabalho: Tema da proposta, Objetivos, Público a ser envolvido (uma turma, professores, coordenadores, a escola, a comunidade), mídias a serem utilizadas (detalhar o uso), atores e papéis que deverão desempenhar, Dinâmica da atividade, Período de realização, Critérios de Avaliação da atividade, Referências do material pesquisado.
Publique seu trabalho na Biblioteca em Material do aluno na data agendada pelo professor tutor. Tema - Trabalho Final Mídia Impressa. Subtema: Atividade Didática Utilizando Mídia Impressa.
Não se esqueça de colocar seu nome na atividade.

Aviso Importante:

O tutor irá promover a interação entre os alunos, manter o grupo interagindo com interesse e zelar para que o ambiente virtual se torne um ambiente de aprendizagem colaborativa e participativa. A participação do tutor, no curso, será diária.


Fonte: Texto extraído do Conteúdo do Módulo Mídia Impressa e postado por

Marcelo Carvalho

6 comentários:

Silene Faro disse...

Oi, Marcelo, fiquei com duas dúvidas em relação às atividades 5 e 6. Primeiro, as atividades 5.4, 5.5, 5.6 tem que ser desenvolvidadas com os alunos da escola?
Segundo, a atividade 6, vamos ter que retomar o projeto feito no módulo anterior e propor a atividade?
"Escolha uma das seguintes mídias impressas e construa em até duas páginas uma atividade didática a ser trabalhada no projeto proposto no Módulo Introdutório do Curso Mídias na Educação"

Elisângela disse...

Oi Marcelo,
Estou extremamente triste, observei que sou a única representante da escola que trabalho, por esse motivo terei de elaborar o projeto deste módulo sozinha. Que pena achei que teria a oportunidade de interagir com meus colegas de curso que residem no mesmo município.

Maria Prudencio disse...

Como a colega Elisângela também estou representando só a escola em que trabalho, pois o colega ainda não se justificou por que não fez as atividades. Fiz meu projeto sózinha em vez de socializar as idéias com o colega...

Marcelo Carvalho disse...

Olá Silene, sua questão é bem interessante. Primeiro: temos que trabalhar com alunos? Sim, a razão da existência dos professores e do curso é o aluno, portanto, sempre que possível devemos desenvolver os projetos do curso em nossa escola e com os alunos.
Segundo: O projeto apresentado no 1º módulo será revisado e melhorado conforme o curso é desenvolvido, portanto, a atividade do módulo impresso deve dialogar com o projeto, pode ser acrescido como um anexo.

Um abraço,

Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Elisângela, não fique triste! Na próxima atividade modificarei os critérios para que você possa realizar uma atividade em equipe.

Um abraço,

Marcelo carvalho

Marcelo Carvalho disse...

Maria, gostaria de contar com seu apoio para convencer o seu colega a retornar ao curso e realizar as atividades em atrazo, assim, você teria com quem trabalhar.

Um abraço,

Marcelo Carvalho