terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Rede Nossa Belém propõe ampliação do debate social para desenvolvimento sustentável

No dia 12 de janeiro, aniversário de Belém, foi lançado oficialmente a Rede Nossa Belém, participei do evento e fiquei impressionado com a adesão ao movimento. Mais de 80 pessoas estiveram no evento e comprometeram-se a dedicar parte de seu tempo para debater os problemas e principalmetne  encontrar soluções para a cidade de Belém.
Para saber mais sobre a Rede Nossa Belém leia o texto abaixo:
Rede Nossa Belém propõe ampliação do debate social para desenvolvimento sustentável

Organização pretende apoiar atuação de cidadãos e movimentos sociais em prol da capital


O diálogo entre os cidadãos e poder público como instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade foi o tema central do evento de lançamento da Rede Nossa Belém (RNB), na última quarta-feira, 12 de janeiro, aniversário da capital paraense. "A ideia é que a democracia participativa deixe de ser só um discurso," explicou Ivan Costa, um dos integrantes do colegiado de apoio da RNB.
A RNB é uma rede de voluntários e organizações sociais cuja missão é apoiar e propor, de forma apartidária, inter-religiosa e participativa, ações que visem o desenvolvimento justo e sustentável da cidade. Faz parte da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, lançada em 2008 em Belo Horizonte (MG) e que hoje conta com movimentos em cerca de 40 cidades brasileiras.
Em Belém, a rede já foi lançada tendo em sua composição vários cidadãos e grupos interessados em atuar a favor de questões como a melhoria da segurança pública, o aprimoramento da gestão de recursos públicos, a preservação e promoção do patrimônio histórico e cultural e do meio ambiente. A função principal da RNB vai ser a de promover a troca de experiências e informações entre esses grupos e pessoas, para que cada um tenha resultados mais eficazes na área em que atua.
Como um exemplo de sucesso de atuação de movimentos ligados à RNB, Costa citou o trabalho do Grupo de Combate ao Lixo em Belém. Mesmo com poucos meses de idade, o movimento já conseguiu criar canais de diálogo com a prefeitura, que passou a adotar sugestões do grupo.Outro exemplo citado por Ivan Costa vem da capital paulista. A Rede Nossa São Paulo, que já conta com mais 600 organizações da sociedade civil, trabalhou pela aprovação, em 2008, de uma lei que obriga o prefeito, eleito ou reeleito, a apresentar o Programa de Metas da gestão em até 90 dias após a posse. Esse programa deve ter as prioridades, ações estratégicas, indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da administração pública municipal.

Participe da Rede Nossa Belém: leia a Carta de Princípios (íntegra em http://tinyurl.com/CartaPrincipios) e envie e-mail para nossabelem@gmail.com com os seguintes dados: Nome; Atividade; Área de Atividade e ações que tem interesse em desenvolver em prol da cidade.
Texto: Observatório Social de Belém
Marcelo Carvalho

Nenhum comentário: