Click na imagem e acesse o conteúdo do módulo
Modulo Impresso - Ciclo Intermediário
ETAPA 1
ATIVIDADE 1
Ler sobre os gêneros textuais: conceitos e reflexões.
Na sua prática de leitura e produção de texto ou naquela realizada com os seus alunos, você leva em consideração conhecimentos prévios partilhados, recursos semióticos, contexto de produção e intenções comunicativas?
Registrar no diário de bordo a reflexão sobre a utilização dos gêneros textuais em sala de aula.
ETAPA 2
ATIVIDADE 1
Selecionar dois textos da mídia impressa que pertençam a gêneros textuais distintos.
Levantar, nos textos selecionados, as seguintes informações: a fonte e data de produção, autor, púbico alvo (a quem se destina) e com que finalidade foram produzidos.
Postar na ferramenta Diário de Bordo.
ATIVIDADE 2
Selecionar dois textos pertencentes ao mesmo gênero textual, na mídia on line.
Elaborar um quadro comparativo entre os dois textos selecionados, apontando as características estruturais comuns a eles.
Postar na ferramenta Biblioteca. Tema: Etapa 2 e Sub-tema: Atividade 2.
ATIVIDADE 3
Produzir um texto no gênero textual escolhido, respeitando as características estruturais levantadas.
Postar na ferramenta Biblioteca. Tema: Ativ. Final Etapa 2 e Sub-tema: Produção Textual.
ETAPA 3
ETAPAS DO TRABALHO FINAL
A.1 Faça a releitura dos temas abordados neste módulo;
A.2 Inscreva-se no Fórum – Gênero textual em projeto didático e apresente os seguintes dados: o nome da escola em que você trabalha, a(s) disciplina(s) em que você atua, e qual o uso do gênero textual que você faz em sala de aula;
B.1 Vá ao Fórum – Gênero textual em projeto didático e identifique, entre os cursistas, aqueles que utilizam gêneros textuais semelhantes ou próximos aos que você utiliza em sala de aula;
B.2 Elaborem, em grupo de dois a cinco membros, um projeto didático sobre um determinado gênero textual da mídia impressa para ser desenvolvido em sala de aula;
B.3 Finalmente, utilizem a ferramenta Biblioteca- material do aluno e publiquem o trabalho do grupo. Lembrem-se de nomear o arquivo de modo a identificar todos os participantes da equipe.
Biblioteca- material do aluno. Tema: Etapa 3 e Sub-tema: Trabalho em Grupo.
Texto organizado por: Joseane Figueredo - Tutora do Curso
Postado por: Marcelo Carvalho
11 comentários:
oiii gostaria de saber quando a Biblioteca e o Fórum estarão disponíveis para realizarmos os trabalhos deste módulo, pq até o momento n consigo postar nada nesses ambiente
obrigada
Francilete Almeida
Minha cara,
Esta semana farei este trabalho. Eu sei que vocês estão querendo adiantar, mas veja que no blog está o cronograma de encontro presencial, faltam iniciar mais de 10 turmas, isto quer dizer que estes alunos ainda nem acessaram o curso.
Solicito um pouco de paciência, caso contrário teremos alunos iniciando o módulo e outros concluindo, acho que isto não é correto, concordas?
Um abraço,
Marcelo Carvalho
Oi Marcelo, que bom estarmos aqui novamente!
Antonia Araújo
Oi Marcelo,
Estamos preocupados com essa nova etapa, pois não estamos conseguindo postar atividades na Biblioteca e muito menos visualizar as contribuiçoes do fórum e assim obedecer as orientações que estão no blog como: B.1 Vá ao Fórum – Gênero textual em projeto didático e identifique, entre os cursistas, aqueles que utilizam gêneros textuais semelhantes ou próximos aos que você utiliza em sala de aula;
Como vamos identificar esses generos?
Marinete Lima
Santarém
Professor Marcelo,
Não estou conseguindo entrar na plataforma - informa usuario ou senha invalidos... sendo que eu já havia visitado a plataforma depois do nosso encontro presencial em Castanhal. O que se passa?
Abs,
Karla Damasceno
Olá Marcelo, gostaria de sugerir que a atividade 1 deste módulo: leitura e produção de textos fosse postada na Biblioteca pois o diário de bordo é acessado apenas pelo tutor e acredito que os colegas tenham experiências maravilhosas para partilhar conosco nesta atividade.
Abraços,
Rosângela Lima (Marabá)
Olá Antonia, vamos firmes e de mãos dadas rumo a mais uma conquista.
Um abraço,
Marcelo Carvalho
Waldenira,
estes problemas foram finalmente solucionados, mantenha-se firme e sempre interessada no curso.
Um abraço,
Marcelo Carvalho
Kau,
O problema de acesso foi geral, a plataforma saiu do ar. Hoje já está tudo normal.
Um abraço,
Marcelo Carvalho
Rosângela Lima,
Sua sugestão é muito interessante. Conversarei com os tutores sobre o assunto.
Qualquer decisão publicarei aqui no blog.
Um abraço,
Marcelo Carvalho
Boa tarde,
estamos com dúvidas sobre estas atividades deste ciclo. Favor enviar para o meu email(luizneto@cepisa.com.br), exemplos desta atividade.
Postar um comentário