Orientações sobre Atividades:
1-Fórum: Na Escola
Nós e o rádio
Descrição da Atividade:
Esta atividade introdutória pode ser considerada como uma pequena enquete sobre a relação das pessoas com o rádio em seu dia-a-dia.
Atividade:
Um pequeno questionário pode ser elaborado e distribuído ao grupo de trabalho com o qual se pretende desenvolver atividades educativas radiofônicas.
O questionário deverá ser aplicado na escola em que você trabalha ou em uma escolhida por você (opção para os que não trabalham em escolas) entre os diversos segmentos: alunos, professores, equipe gestora, funcionários e pais de alunos.
Após coletar as informações, faça a analise dos dados por categoria e em seguida com todas as respostas.
Sugerem-se as seguintes questões (Caso queira você poderá acrescentar outras):
Questionário:
1) Com que freqüência, habitualmente, ouço o rádio?
a. diariamente
b. de vez em quando
c. raramente
2) Quando ouço o rádio, eu…
a. concentro-me nesta atividade
b. tento ouvi-lo enquanto faço outras coisas
c. ligo e deixo tocar sem prestar muita atenção
3) Quando ouço o rádio, em que estou interessado?
a. educação (cursos)
b. informação (notícias)
c. diversão (música, humor)
4) Em minha escola, existem oportunidades para se ouvir o rádio?
a. quase sempre
b. eventualmente
c. raramente ou nunca
5) Dentro de um projeto pedagógico, na minha opinião, o rádio pode ajudar...
a. muito
b. um pouco
c. nada
Estas cinco questões podem ajudar a esclarecer o perfil de ouvinte, de quem as responde, tanto no sentido geral, quanto no que toca ao conhecimento específico do papel educativo do rádio.
Observações:
Escreva as suas conclusões no fórum específico do tópico Na Escola e debata esse tema com seus colegas.
2-Fórum: Projetos
Descrição:
Nesta atividade você vai pesquisar e compartilhar com a turma outros projetos pedagógicos que utilizem o rádio.
Introdução:
Desde que expressões tais como “Interdisciplinaridade”, “Transversalidade” e “Pedagogia de Projetos” tornaram-se comuns em nosso meio, todos os espaços educativos, especialmente as escolas, incorporaram em seu cotidiano os projetos de ação pedagógica.
Estes são comumente caracterizados como “Projetos Político-Pedagógicos” (PPP) ou Projetos Pedagógicos — de grande abrangência — e também como diferentes modalidades de planos de ação — mais delimitados em seu tempo de duração e seus propósitos.
Esta segunda categoria de ações educativas propicia um largo emprego tanto das linguagens expressivas (música, teatro, artes em geral) quanto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Atividade:
Você conhece projetos pedagógicos que utilizem o rádio como recurso de trabalho? Além dos exemplos mencionados neste site (e-proinfo), há uma série de outras iniciativas interessantes que merecem ser conhecidas. Então, aproveitando que estamos ligados a esta fonte inesgotável de referências que é a Internet, sugerimos que:
1. Pesquise outras experiências e faça uma relação de links interessantes;
2. Analise as diferentes formas de utilização do rádio nesses projetos, a partir de sua própria bagagem didático-pedagógica;
3. Compartilhe com sua turma e com seu tutor os resultados da pesquisa e as conclusões que achar pertinentes.
Observações:
Não esqueça de escrever as suas conclusões no fórum específico do tópico Projetos e debater este tema com seus colegas.
3-Fórum: Resumindo
Usando o Rádio na Escola
Descrição:
Pensando em como implantar um projeto pedagógico com o uso do rádio.
Atividade:
Agora que já acumulamos um grande volume de informações e aprofundamos nosso conhecimento sobre o tema com pesquisa, discussão e vivência, nada é mais pertinente do que transportar toda essa bagagem para o contexto educacional em que trabalhamos.
Você já utilizou algum programa ou trecho de programa de uma rádio na sala de aula com os alunos?
Você pode mencionar quais atividades podem ser desenvolvidas além da leitura e da interpretação do texto radiofônico. Discuta também, com sua turma e com seu(ua) tutor(a), alguns aspectos da atividade já realizada por você ou, então, proponha novas atividades que possam ser desenvolvidas a partir da programação das rádios sintonizadas na sua região.
A atividade pode consistir em utilizar um programa de rádio de uma estação sintonizada na sua região ou a criação de um programa a ser executado na rádio de sua escola.
Obs. 1 - Os equipamentos da rádio podem ser improvisados com uma caixa amplificada, um microfone e um tocador de CD.
Obs. 2 – Caso utilize um programa da rádio local, a audição pode ser feita previamente ou na escola.
Obs. 3 -Não esqueça de escrever as suas conclusões no fórum específico do tópico Resumindo e debater este tema com seus colegas.
Aprofundamento:
A atividade 3, fórum resumindo, é uma atividade prática, precisa ser planejada e executada na escola e com a participação dos alunos.
Os debates devem focalizar a experiência e os resultados alcançados com a utilização da mídia rádio.
No fórum os alunos precisam apresentar a atividade e seus objetivos, a estratégia de aplicação e a analise dos resultados.
Atividade 4: biblioteca
Neste módulo teremos uma atividade obrigatória que será postada na biblioteca, porém, a mesma está em construção, em breve ela será postada aqui no blog.
4 comentários:
Trazendo Vigotsky nessa abertura de módulo, reitero que "quanto mais rica a experiência humana, tanto maior será o material disponível para a imaginação e a criatividade". Como eu havia escrito a você Marcelo, este módulo aguça muito a intuição e a imaginação. As crianças estão sem essa referência. As novelas de rádio possibilitavam as fantasias.
Hoje as imagens são dadas, está tudo muito pronto. E as pessoas se acomodam e pouco re-criam. Revisitaremos e vamos reinaugurar momentos especiais, incluindo o saber ouvir mais e melhor. Acuidades que aguçam mais a nossa criatividade. Por isso mesmo as experiências prometem ser muito especiais. Únicas! Sucesso a todos nós!
Veja minha resposta na página principal.
Marcelo Carvalho
Marcelo
Quando teremos a atividade 4? Desculpe-me, mas pretendo viajar no início de julho e não gostaria de ter atividades pendentes deste módulo. E nas férias, teremos o 5° módulo para desenvolver? Qual será para que eu possa ir estudando?
Bjs
Marcelo
Quando teremos a atividade 4? Desculpe-me, mas pretendo viajar no início de julho e não gostaria de ter atividades pendentes deste módulo. E nas férias, teremos o 5° módulo para desenvolver? Qual será para que eu possa ir estudando?
Bjs
Postar um comentário