segunda-feira, 22 de junho de 2009
Escolas interagem por meio de blogs
Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, localizadas nos 143 municípios paraenses, estão ficando cada vez mais próximas. O blog - página da internet com características de diário – é a ferramenta usada para encurtar distâncias e promover a interação entre escolas. Atualmente, mais de cem escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já ingressaram no universo virtual. Entre elas está a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Camilo Salgado, localizada no bairro do Jurunas, em Belém. A escola entrou para o universo de blog's nesta semana, durante a Oficina de Blogs, que encerrou na sexta-feira, 19.
A Oficina, que teve duração de três dias, foi promovida no laboratório de informática da escola, por técnicos da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE). Participaram das atividades professores, técnicos, e estudantes da 3ª Unidade Seduc na Escola (USE). A formação visa implantar uma rede de educomunicação nas escolas do Estado. A intenção, de acordo com a responsável pela oficina, professora Jamille Galvão, é fazer com que os professores utilizem essa ferramenta "como uma sala de aula", já que o blog, enfatizou, “está no mundo do aluno”.
Os alunos do 2º ano do ensino Médio, Vítor de Souza Duarte, 16 anos, e Alcênio Freitas Júnior, 16 anos, fizeram um blog somente para estudantes, intitulado "Camilo Salgado: a voz do aluno". O primeiro post, feito no segundo dia do curso, foi sobre a escolha da nova direção da escola. “O primeiro foi informando sobre as eleições para diretor, explicando o processo. Também queremos usar o espaço para divulgar os projetos da escola”, explicou Vítor. A idéia, acrescentou Alcênio, é usar o interesse dos alunos pela web. “Os alunos nem sempre estão por dentro dos projetos, mas são ligados na internet”.
Os blogs de escolas e USE's estão disponíveis no endereço: ctaeseducpa.wordpress.com. O espaço pretende ser o ponto de encontro de educadores lotados nas salas de informática da Rede Estadual. A página também contém informações de ações da CTAE e sobre o Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação.
Jamille Galvão informa que as escolas interessadas em receber as oficinas devem entrar em contato com a Seduc.
Texto: Mari Chiba
Foto: Rai Pontes
Texto publicado originalmente no site da SEDUC
Postado por Marcelo Carvalho
I Concurso de Blogs Educativos do Estado do Pará – I Edublog
A Secretaria de Estado de Educação – SEDUC, através da Secretaria Adjunta de Ensino-SAEN, da Diretoria de Educação Para Diversidade, Inclusão e Cidadania -DEDIC, da Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação -CTAE, dos Núcleo de Tecnologia Educacional -NTEs, propõe a implantação do Projeto I Concurso de Blogs Educativos do Estado do Pará – I Edublog a ser realizado no mês de outubro de 2009.
Neste concurso é de fundamental importância a parceria com o Programa NAVEGAPARÁ que viabiliza através de ações entre os órgãos estaduais tendo como coordenação a Secretaria de Ciência e Tecnologia – SEDECT e executora a Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará -PRODEPA, que conjugam esforços para o desenvolvimento de projetos de TIC.
Este projeto tem como finalidade fomentar e promover o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e do Blog como recurso pedagógico para divulgar e produzir conteúdos e conhecimentos dentro e fora do espaço escolar, envolvendo gestores de escolas e de USEs, UREs, técnicos, coordenadores das salas de informática, professores, alunos e a comunidade.
A utilização de blogs na educação possibilita o enriquecimento das aulas e desenvolvimento de projetos através da publicação e interação de idéias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação das ferramentas tecnológicas da informação e comunicação, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.
Conheça o projeto e o regulamento do concurso: Visite o blog da CTAE
Créditos das Imagens
Imagem 1 – Arte: Professor Franz
Imagem 2 – Arte: Lucas da escola Acy Barros
Imagem 3 - Arte: Valcicley Paixão Ferreira (Bragança)
Imagem 4 - Arte: Valcicley Paixão Ferreira (Bragança)
Imagem 5 - Arte: Valcicley Paixão Ferreira (Bragança)
Fonte: Texto e imagens postados originalmente no blog da CTAE
Postado por Marcelo Carvalho
Orientações elaboradas pela tutora Jamille Galvão
Conceito A: supera as expectativas do módulo
Conceito B: atende as expectativas do módulo
Conceito C: não atende as expectativas do módulo (não está apto a seguir no curso).
Critérios considerados para gerar estes conceitos:
1) Idéias expressas de forma coerente, com sequência lógica de raciocínio, fundamentação teórica de acordo com o conteúdo trabalhado no módulo, clareza e objetividade;
2) Apresentação do trabalho de acordo com as normas da ABNT (formatação e apresentação do referencial bibliográfico e citações dentro do texto);
3) Organização e estética do trabalho (entregue no prazo, identificado corretamente e de forma completa);
4) Interação nos fóruns de forma colaborativa, construtiva e propositiva.
Dicas e orientações para o Módulo Rádio:
Este módulo foi aberto no dia 01/06/2009, com as seguintes atividades e prazos:
Atividade 1
Fórum: na Escola
Pesquisa: 01 a 07/06/2009 Postagem: 07 a 14/06/2009 Vocês devem copiar (aqui no blog ou no ambiente e-proinfo/fórum) as questões do questionário a ser aplicado por vocês neste período (reservem dois dias para a elaboração dos textos e por fim realizar as postagens).
Vocês serão avaliados por suas contribuições e por suas interações com os colegas, portanto, comentem à vontade!!!
Atividade 2
Fórum: Projetos Pesquisa: 07 a 14/06/2009
Postagem: 14 a 20/06/2009 Além do que está indicado aqui em nosso blog, estou indicando mais alguns links para que vocês comecem a pesquisar e realizar esta atividade:
Rádio Comunitária – Rádio faz escola. E vice-versa
Rádio e escola, uma sintonia fina
Atividade 3
Fórum: Resumindo Pesquisa e construção da atividade: 01 a 20/06/2009
Postagem: 20 a 25/06/2009
Obs. Com o embasamento teórico proporcionado pelas pesquisas e leituras, criem uma proposta criativa para a utilização pedagógica da mídia rádio. A atividade busca proporcionar uma aplicação das teorias estudadas e do conhecimento construído ao longo do módulo.
Esta é uma atividade prática, precisa ser planejada e executada na escola e com a participação dos alunos.
Os debates, no fórum, devem focalizar a experiência vivenciada na escola e os resultados alcançados com a utilização da mídia rádio.
No fórum os alunos precisam apresentar a atividade e seus objetivos, estratégias de aplicação e a analise dos resultados.
Atividade 4
Biblioteca: (Atividade em elaboração, por favor aguarde)
Postagem: Em breve será definida.
Procurem organizar seu tempo e utilizar o cronograma de estudo acima para cumpri-lo. Evitem postar todas as atividades na última semana do módulo, esta atitude compromete a qualidade de seus estudos e o trabalho dos tutores.
Não esqueçam que as atividades de fórum não exigem cabeçalho e nem a apresentação de acordo com as normas da ABNT. Essas exigências restringem-se às atividades postadas na biblioteca.
Para consultar as normas da ABNT verifiquem os links abaixo:
Associação Brasileira de Normas e Técnicas
Normas da ABNT
E para finalizar, um documento que traz dicas sobre a estrutura que deve ter um texto acadêmico:
O texto acadêmico
Obs. O cronograma é uma contribuição para a organização de seu tempo pessoal e para facilitar o trabalho dos tutores.
Postagens antecipadas serão aceitas e bem vindas, porém, solicito empenho e compromisso de todos para evitarmos atrasos e adiamentos dos prazos.
Forte abraço a todos e bom estudo!!!
Jamille Galvão
Texto: Publicado originalmente no blog da professora Áurea Albuquerque (Tutora da turma Bragança MR 2)
Postado por Marcelo Carvalho
Módulo Básico da Mídia Rádio
Para apoiar as reflexões e as participações/contribuições de vocês nos fóruns, indico algumas dicas de textos e links.
Texto 01 – O rádio na escola como instrumento de cidadania…
Texto 02 – Radio Escolar
Texto 03 – Rádio-Educação: uma alternativa pedagógica
Texto 04 – Radioconto, radiorromance, radiopoesia: o radio educativo
Texto 05 – O rádio educativo no Brasil: uma reflexão osbre suas possibilidades e desafios
Site para ser visitado
Radio Educativo - contém material de apoio e para download.
Outros links serão acrescentados durante o módulo.
Texto: Publicado originalmente no blog da professora Áurea Albuquerque (Tutora da turma Bragança MR 2).
Postado por: Marcelo Carvalho
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Inclusão Digital
Quarenta milhões de brasileiros têm computador, mas nem todos conseguem acessar a internet.
Assista o vídeo (clik no link abaixo) e conheça um pouco mais sobre o saaunto:
Jornal Hoje (TV Globo)
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Como escrevem bem nossos alunos...
Ficará como farol para iluminar novas reflexões sobre o módulo e sobre o nosso curso.
Presentes como este é que me fazem acordar de madrugada e ficar ajustando turmas, pesquisando na internet, escrevendo explicações para o blog e respondendo muitos e-mails....
Obrigado Maria do Rocio Gonçalves
Eis o presente:
Trazendo Vigotsky nessa abertura de módulo, reitero que "quanto mais rica a experiência humana, tanto maior será o material disponível para a imaginação e a criatividade". Como eu havia escrito a você Marcelo, este módulo aguça muito a intuição e a imaginação. As crianças estão sem essa referência. As novelas de rádio possibilitavam as fantasias.
Hoje as imagens são dadas, está tudo muito pronto. E as pessoas se acomodam e pouco re-criam. Revisitaremos e vamos reinaugurar momentos especiais, incluindo o saber ouvir mais e melhor. Acuidades que aguçam mais a nossa criatividade. Por isso mesmo as experiências prometem ser muito especiais. Únicas! Sucesso a todos nós!
Maria do Rocio Gonçalves
Atividades do Módulo Básico Mídia Rádio
Orientações sobre Atividades:
1-Fórum: Na Escola
Nós e o rádio
Descrição da Atividade:
Esta atividade introdutória pode ser considerada como uma pequena enquete sobre a relação das pessoas com o rádio em seu dia-a-dia.
Atividade:
Um pequeno questionário pode ser elaborado e distribuído ao grupo de trabalho com o qual se pretende desenvolver atividades educativas radiofônicas.
O questionário deverá ser aplicado na escola em que você trabalha ou em uma escolhida por você (opção para os que não trabalham em escolas) entre os diversos segmentos: alunos, professores, equipe gestora, funcionários e pais de alunos.
Após coletar as informações, faça a analise dos dados por categoria e em seguida com todas as respostas.
Sugerem-se as seguintes questões (Caso queira você poderá acrescentar outras):
Questionário:
1) Com que freqüência, habitualmente, ouço o rádio?
a. diariamente
b. de vez em quando
c. raramente
2) Quando ouço o rádio, eu…
a. concentro-me nesta atividade
b. tento ouvi-lo enquanto faço outras coisas
c. ligo e deixo tocar sem prestar muita atenção
3) Quando ouço o rádio, em que estou interessado?
a. educação (cursos)
b. informação (notícias)
c. diversão (música, humor)
4) Em minha escola, existem oportunidades para se ouvir o rádio?
a. quase sempre
b. eventualmente
c. raramente ou nunca
5) Dentro de um projeto pedagógico, na minha opinião, o rádio pode ajudar...
a. muito
b. um pouco
c. nada
Estas cinco questões podem ajudar a esclarecer o perfil de ouvinte, de quem as responde, tanto no sentido geral, quanto no que toca ao conhecimento específico do papel educativo do rádio.
Observações:
Escreva as suas conclusões no fórum específico do tópico Na Escola e debata esse tema com seus colegas.
2-Fórum: Projetos
Descrição:
Nesta atividade você vai pesquisar e compartilhar com a turma outros projetos pedagógicos que utilizem o rádio.
Introdução:
Desde que expressões tais como “Interdisciplinaridade”, “Transversalidade” e “Pedagogia de Projetos” tornaram-se comuns em nosso meio, todos os espaços educativos, especialmente as escolas, incorporaram em seu cotidiano os projetos de ação pedagógica.
Estes são comumente caracterizados como “Projetos Político-Pedagógicos” (PPP) ou Projetos Pedagógicos — de grande abrangência — e também como diferentes modalidades de planos de ação — mais delimitados em seu tempo de duração e seus propósitos.
Esta segunda categoria de ações educativas propicia um largo emprego tanto das linguagens expressivas (música, teatro, artes em geral) quanto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Atividade:
Você conhece projetos pedagógicos que utilizem o rádio como recurso de trabalho? Além dos exemplos mencionados neste site (e-proinfo), há uma série de outras iniciativas interessantes que merecem ser conhecidas. Então, aproveitando que estamos ligados a esta fonte inesgotável de referências que é a Internet, sugerimos que:
1. Pesquise outras experiências e faça uma relação de links interessantes;
2. Analise as diferentes formas de utilização do rádio nesses projetos, a partir de sua própria bagagem didático-pedagógica;
3. Compartilhe com sua turma e com seu tutor os resultados da pesquisa e as conclusões que achar pertinentes.
Observações:
Não esqueça de escrever as suas conclusões no fórum específico do tópico Projetos e debater este tema com seus colegas.
3-Fórum: Resumindo
Usando o Rádio na Escola
Descrição:
Pensando em como implantar um projeto pedagógico com o uso do rádio.
Atividade:
Agora que já acumulamos um grande volume de informações e aprofundamos nosso conhecimento sobre o tema com pesquisa, discussão e vivência, nada é mais pertinente do que transportar toda essa bagagem para o contexto educacional em que trabalhamos.
Você já utilizou algum programa ou trecho de programa de uma rádio na sala de aula com os alunos?
Você pode mencionar quais atividades podem ser desenvolvidas além da leitura e da interpretação do texto radiofônico. Discuta também, com sua turma e com seu(ua) tutor(a), alguns aspectos da atividade já realizada por você ou, então, proponha novas atividades que possam ser desenvolvidas a partir da programação das rádios sintonizadas na sua região.
A atividade pode consistir em utilizar um programa de rádio de uma estação sintonizada na sua região ou a criação de um programa a ser executado na rádio de sua escola.
Obs. 1 - Os equipamentos da rádio podem ser improvisados com uma caixa amplificada, um microfone e um tocador de CD.
Obs. 2 – Caso utilize um programa da rádio local, a audição pode ser feita previamente ou na escola.
Obs. 3 -Não esqueça de escrever as suas conclusões no fórum específico do tópico Resumindo e debater este tema com seus colegas.
Aprofundamento:
A atividade 3, fórum resumindo, é uma atividade prática, precisa ser planejada e executada na escola e com a participação dos alunos.
Os debates devem focalizar a experiência e os resultados alcançados com a utilização da mídia rádio.
No fórum os alunos precisam apresentar a atividade e seus objetivos, a estratégia de aplicação e a analise dos resultados.
Atividade 4: biblioteca
Neste módulo teremos uma atividade obrigatória que será postada na biblioteca, porém, a mesma está em construção, em breve ela será postada aqui no blog.
Marcelo Carvalho
terça-feira, 2 de junho de 2009
Ajustes nas turmas
A relação de turma ainda não é definitiva, pois é preciso garantir maior equilíbrio no número de alunos por turma, notei que algumas turmas têm aproximadamente 40 alunos e outras pouco mais de 20, portanto, são necessárias algumas revisões. Todas as alterações serão feitas respeitando, dentro das possibilidades, o pólo do aluno, ou seja, se modificarmos as turmas de Belém, o aluno muda de turma, mas continua em uma turma do pólo.
Ao ler a lista de turmas e tutores, vocês verificarão sensíveis mudanças, pois inicialmente eram 38 turmas e agora estamos com 30, talvez 31 (tenho a intenção de criar mais uma turma). As mudanças ocorreram em virtude da evasão e também porque alguns tutores solicitaram desligamento do curso por problemas particulares.
Espero contar com compreensão e colaboração de todos, alunos e tutores, para seguirmos firmes no curso.
Marcelo Carvalho
Relação de turmas e tutores
Abaetetuba MR2 –Tânia Elizette Barata Pereira
Altamira MR1 – Fabricio Malveira da Silva
Altamira MR2 - André Sassano
Belém MR1 - Cely Santos Valente
Belém MR2 - Joseane Oliveira Figueiredo
Belém MR3 - Paulo Augusto da Costa Silva
Belém MR4 - Roselady Marcondes
Belém MR5 - Myrna Castelo Reis
Belém MR6 - Elienae da Costa Nascimento
Belém MR7 - Roselene Trindade Vale
Belém MR 8 - Léia Maria Rodrigues Favacho Silva
Belém MR 9 - Júlio Cézar Oliveira
Bragança MR1 - Aline Grasielle Costa de Melo
Bragança MR2 - Aurea Albuquerque
Bragança MR 3 - Rosiléia Ferreira da Silva
Capanema MR1 - Rosália de Oliveira Soares
Castanhal MR1 - Kátia Raimunda Sousa de Oliveira
Castanhal MR2 - Jamille Galvão dos Santos
Itaituba MR1 - Edilena Maria Lobato Pereira
Marabá MR1 - Maria Luciléa da Silva Rodrigues
Marabá MR2 - Eliete Costa
Marabá MR 3 - Fernando Melo
Monte Alegre MR1 - Dulciléia Maria Moura Palha Silva
Óbidos MR1 - Aldarlene de Almeida Teixeira
Paragominas MR1 - Maria do Socorro Monteiro de Melo
Redenção MR1 - Erimunda Loiola Vieira
Redenção MR2 - Orlandina dos Santos Sousa Alcantara
Santa Izabel MR1 - Norma Regina Setubal Moreira
Santarém MR1 - Josefa Antonia de Sousa Dutra
Santarém MR2 - Marta Beatriz Mendes dos Santos
Tucuruí MR1 - Cláudio Luiz Fernandes
Tucuruí MR2 - Joao Kleber Ferreira Goes
Marcelo Carvalho
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Cronograma do Módulo
Fórum: na Escola
Pesquisa: 01 a 07/06/2009
Postagem: 07 a 14/06/2009
Atividade 2
Fórum: Projetos
Pesquisa: 07 a 14/06/2009
Postagem: 14 a 20/06/2009
Atividade 3
Fórum: Resumindo
Pesquisa e construção da atividade: 01 a 20/06/2009
Postagem: 20 a 25/06/2009
Atividade 4
Biblioteca: (Atividade em elaboração, por favor aguarde)
Postagem: 20 a 30/06/2009
Obs. O cronograma é uma contribuição para a organização de seu tempo pessoal e para facilitar o trabalho dos tutores.
Postagens antecipadas serão aceitas e bem vindas, porém, solicito empenho e compromisso de todos para evitarmos atrasos e adiamentos dos prazos.
Marcelo Carvalho
Orientações Iniciais
Módulo Básico
da Mídia Rádio
Você e a Educação a Distância
A modalidade on-line de educação requer estratégias diferentes da presencial. Nela, você constrói sua aprendizagem de forma autônoma, administrando o tempo, o ritmo e o horário de seu estudo, interagindo com os materiais didáticos e com os participantes (tutor e colegas) por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
É extremamente importante você compreender que os materiais didáticos são em grande parte auto-instrucionais, ou seja, você terá condições de seguir as orientações informadas para realizar seus estudos e atividades por conta própria, podendo também contar com o apoio de tutores e colegas.
No decorrer deste curso é importante que você acesse o ambiente e-Proinfo de
Algumas sugestões para sua dinâmica de estudo
- Estabeleça um plano de estudo - determine os dias e horários para entrar no curso.
- Fixe um tempo mínimo de estudo, conforme seu próprio ritmo e suas necessidades.
- Faça esquemas, sínteses e anotações particulares caso considere necessário.
- Procure dialogar com os colegas.
- Tente resolver objetivamente os problemas que eventualmente surgirão, recorrendo sempre que necessitar, à ajuda do tutor (num ambiente colaborativo de aprendizagem, as informações compartilhadas pelos colegas também são valiosas).
Carga Horária e Avaliação
Este módulo equivale a 15h de formação a distância. A sua avaliação como participante deste programa Mídias na Educação será continuada e acompanhará o seu processo de atualização inserindo-o
Dicas para o cursista
- Explore o ambiente virtual de aprendizagem. Acesse a Ajuda on-line para mais informações sobre o ambiente virtual e-Proinfo: http://www.eproinfo.mec.gov.br/help/ index.htm e navegue pelas áreas do e-Proinfo até sentir-se familiarizado.
- Experimente alguns de seus links e veja como funciona o acesso ao material ali disponibilizado.
- Não deixe que a falta de conhecimentos sobre música ou de domínio da tecnologia de áudio limite suas ações.
- Trabalhe em equipe, buscando sempre o apoio do grupo de trabalho: colegas, alunos e membros da comunidade.
Texto pesquisado em:
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83223/instrucoesaousuario_orientacoes.htm
Disponível em: 30/05/2009
Marcelo Carvalho