sexta-feira, 7 de setembro de 2012





Nas fotos estão Vitor Ramil e meu irmão Oscar Carvalho, que ninguém chamava assim, todos preferíamos o apelido de infância, Caca. As fotos foram feitas no dia 5 de setembro de 2010, por minha amiga Lúcia Martins, após o show do Vitor, em Belém.

Recebi estas fotos, por e-mail, no mesmo dia que meu irmão faleceu, hoje, dois anos depois decidi fazer o download.

O Caca era uma cara bacana, gostava de música e tinha toda a coleção do Vitor Ramil, posto as fotos para lembrar de nosso tempo de irmão.

Valeu Caca!

Marcelo Carvalho

Cred-Livro

XVI Feira Pan-Amazônica do Livro. Dia 21 a 30 de Setembro, das 10h às 22h – Hangar Centro de Convenções.

Não li nada sobre o Cred-Livro, Criado em 2005, o Cred-Livro tem objetivo estimular o aprimoramento pessoal e profissional do quadro docente da SEDUC através do acesso a recursos que contribuam com a formação crítica e cidadã desses profissionais, favorecendo o hábito da leitura, com vista à melhoria da prática pedagógica.

Quero saber se em 2012 o Cred-Livro será mantido?

Marcelo Carvalho

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

NTE Marabá e os blogs educativos

                                   

Pela 2ª vez consecutiva fui convidado para participar, na condição de avaliador, do Concurso de Blogs Educativos promovido pelo NTE Marabá, leia abaixo, o simpático convite:

Bom tarde Prof. Marcelo,

O NTE Marabá vem acompanhando o seu belo trabalho através das mídias sociais como o blog.
Desde 2009 o NTE Marabá vem incentivando o uso do blog nas escolas da rede pública de ensino. Nesse ano estamos realizando o 4º Concurso de Blogs das Escolas Públicas de Marabá e região, que objetiva estimular escolas, professores e alunos a utilizar o blog de forma pedagógica.
E por isso queríamos lhe convidar para ser avaliador dos blogs que irão participar deste concurso, pois será muito importante termos como avaliador um profissional como você.

Você pode conferir mais informações do Concurso no nosso blog (http://ntemaraba.blogspot.com.br/2012/08/inscricao-para-o-iv-concurso-de-blogs.html) ou através do Facebook.

Colabore para que mais alunos, professores e escolas possam expressar sua criatividade através do blog.


Contamos com sua colaboração,

NTE Marabá

O convite foi aceito, é lógico!

Marcelo Carvalho

Piso salarial dos professores: novo ataque

Mais um golpe contra a educação e contra os professores, conheça os governadores que ingressaram com uma nova ação na justiça, agora a pretensão é barrar o reajuste do PISO:

Rio Grande do Sul, Tarso Genro, PT
Santa Catarina, João Raimundo Colombo, PSD
Mato Grosso do Sul, PMDB
Goiás, Marconi Perillo, PSDB
Piauí, Wilson Nunes Martins, PSB
Roraima, José Anchieta Júnior, PSDB

Saiba mais:

http://www.cnte.org.br/index.php/comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/10777-nota-da-cnte-sobre-adin-contra-a-lei-do-piso
O PT deveria expulsar o governador Tarso Genro do partido!
Marcelo Carvalho
 

domingo, 2 de setembro de 2012

O jeito PSDB de governar



Primeiro, na campanha, eles se autodenominam como “preparados para a gestão”, apresentam planos e projetos e prometem que, tão logo vençam as eleições, o trabalho iniciará e as soluções serão aplicadas.

Depois de vencida a eleição, eles começam a inventar factoides e colocar a culpa no governo anterior; depois distribuem assessorias especiais ao Legislativo, Tribunal de Contas do município (TCM), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, se possível, ao Poder Judiciário inteiro, esta é a fase da “blindagem”.


Aqui 

Também investem soma elevada em publicidade, leia-se ‘fazer acerto com a mídia tradicional’, principalmente emissoras de TV e Rádio, segunda blindagem.


E, depois, finalmente descobrem que não tem dinheiro, que o estado ou a prefeitura está falido e a única solução é recorrer ao Governo Federal ou a vultosos empréstimos que endividarão as futuras gerações.

Aqui 

E as soluções, os planos? 

Os eleitores descobrem que aquilo tem validade efêmera e que o filme repete-se de dois em dois anos, no horário reservado ao programa eleitoral gratuito. Quem tiver boa memória, compare a campanha do Jatene com a do Zenaldo; é o mesmo filme e para piorar o enredo, ainda tivemos um novelão temporão, que foi a propaganda do plebiscito; tudo mais do mesmo!

Leia abaixo uma descrição mais talentosa:


Marcelo Carvalho

Ps. O jeito PSDB de governar ainda inclui a opção por gastar o dinheiro público sem licitação, leia:



sábado, 1 de setembro de 2012

Dia da Raça?

A raça é um conceito que obedece diversos parâmetros para classificar diferentes populações de uma mesma espécie biológica de acordo com suas características genéticas ou fenotípicas; é comum falar-se das raças de cães ou de outros animais.

A antropologia, entre os séculos XVII e XX, usou igualmente várias classificações de grupos humanos no que é conhecido como "raças humanas" mas, desde que se utilizaram os métodos genéticos para estudar populações humanas, essas classificações e o próprio conceito de "raças humanas" deixaram de ser utilizados, persistindo o uso do termo apenas na política, quando se pede "igualdade racial" ou na legislação quando se fala em "preconceito de raça", como a lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que instituiu, no Brasil, o “Estatuto da Igualdade Racial”. Um conceito alternativo e sinônimo é o de "etnia".

A ciência já demonstrou através do Projeto Genoma que o conceito de raça não pode realmente ser utilizado por não existirem genes raciais na espécie humana, isto corrobora com teses anteriores que indicavam a inexistência de isolamenWikipédiato genético dentre as populações. Raça na espécie humana é um conceito social, não é conceito científico.

Fonte: Wikipédia

Esta introdução é para afirmar a inadequação ao uso do conceito de raça aos seres humanos, o texto evidencia que não existem raças humanas, a ciência já provou esta tese.

O conceito pode ser utilizado sociologicamente e politicamente, como indicado no texto. A lei de cotas nas universidades públicas, é mais um exemplo deste uso. Assim, o conceito político de raça sustenta a adoção de ações afirmativas para a população afrodescendente e indígena.

E por que escrevo sobre isso?

Por que esta semana será realizado mais uma vez o desfile do dia da Raça, promovido pela SEDUC.

O desfile já meio fora de moda, poderia ser repensado, tanto em sua forma, quanto no conteúdo. A forma é militarizada, provavelmente inspirada nos anos da ditadura militar, deveria dar lugar a desfiles coreografados, explorando ritmos regionais.

O conteúdo deve mudar, iniciando pelo nome do desfile, em vez do dia da Raça quem sabe dia da Tolerância! Dia da Afirmação da Dignidade Humana!

Marcelo Carvalho

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Batuque do Coletivo Canalha: batucada'n'roll

                       Foto: Canaradas. o disco Além da fronteira já está pronto. Agora é correr mundo. a Primeira parada é no bar do parque, nesta sexta, no Bloco da Canalha, depois dia 07 em Icoaraci, no Coisa de Negro. Ainda esta semana as faixas estarão disponíveis para baixar e também o clip.
                             Imagem: Facebook - Clei Souza

O samba vai ficar radical, o tom vai subir alguns decibéis!

Onde?

Na Praça da República, ao lado do Bar do Parque!

Quando?

Amanhã, 31/08.

Que horas?

A partir das 19 h.

Eu vou e você vai?

Quer saber mais detalhes, leia o convite e o enredo da batucada'n'roll
Nesta sexta o Batuque do Coletivo Canalha chama o poeta Clei Souza pra apresentar o Projeto Folha de Concreto junto com nossa tradicional roda de samba e chorinho!

O Projeto Folha de Concreto recebeu este nome porque surgiu em Marabá, cidade do sudeste paraense que possui uma parte de sua geografia urbana divida em folhas. O projeto explora ritmos diversos, aliados a letras que abordam as complexas realidades do território paraense, seja a capital, seja o sudeste do Pará. As músicas são de Jeová Ferreira, nascido e criado em Marabá, e que vive em Belém há mais de dez anos, tomando contato com a produção de vanguarda da cena musical belenense e também com os ritmos populares da região metropolitana. A composição das letras é de Clei de Souza, que há mais de dois anos trabalha no campus da UFPA de Marabá, participando de eventos e grupos de estudos sobre a temática identitária na Amazônia. As indagações feitas nos grupos de estudo servem de suporte para a construção das letras das canções, fazendo uma troca de experiências e de saberes entre os sujeitos da capital e da região sudeste do Pará.

O rock'n'roll surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40, com raízes na música country, blues e música gospel. Como a maior parte da boa música popular do século XX tem parte de suas raízes na síncope afro-americana.

O batuque, jazz, o blues, o rock, etc., a música popular, a música do povo, a música marginal!!! Essa é a proposta do Batuque do Coletivo Canalha. Neste espírito vamos inovar e colocar o rock e o samba no mesmo palco: a praça pública!

Então é isso camarad@s, nesta sexta temos samba, temos rock, temos poesia marginal.

É só chegar junto e somar com o Batuque do Coletivo Canalha!

Fonte: Facebook - http://www.facebook.com/events/357284911019010/

Marcelo Carvalho


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Coleta Seletiva em Bragança: lição que se aprende na escola


Na sexta e sábado passados estive em Bragança - Pa, dando continuidade ao Projeto Nossa Escola Faz Bem a Bragança, o objetivo é compartilhar com alunos e professores conhecimentos sobre a coleta seletiva de materiais recicláveis.

Em Bragança a coleta seletiva iniciou em 2010 e é executada exclusivamente pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis dos Caetés - COOMARCA.

As palestras ocorreram nas escolas Rio Caeté, Mário Queiróz e João Paulo. A ideia é implantar a coleta seletiva nas escolas e doar os materiais recicláveis para a cooperativa dos catadores, além do aspecto ambiental foi debatido a geração de renda e a inclusão social dos catadores.

O projeto foi apresentado no mês de junho em três escolas Bolívar Bordalo, Yolanda Chaves e Instituto Santa Terezinha, totalizando seis unidades escolares, todas de grande porte.

Espera-se como resultado que os alunos, professores e funcionários adotem a prática de separar os materiais recicláveis tanto nas escolas quanto em suas residências. 

A próxima etapa será a realização de oficinas de confecção de contêineres feitos com garrafa pet para armazenamento dos recicláveis. A oficina tem um caráter pedagógico e busca provocar reflexão sobre a reutilização e reciclagem.

                             Foto: Interessante: Lixeiras feitas de garrafas PET em design sustentável .
                               Imagem: Facebook

O projeto é apoiado pela Cáritas de Bragança e é a maneira que encontrei para devolver à comunidade os resultados de minha pesquisa de mestrado.

Leia aqui um excelente cordel escrito por alunos e professores da Escola João Paulo.

Marcelo Carvalho

domingo, 26 de agosto de 2012

Tião do Não e a face autoritária do PSDB

Causou grande repercussão na internet a reação autoritária do candidato Tião Miranda, conhecido em Marabá como o Tião do Não, contra a carta do professor Wendel Bezerra, coordenador do SINTEPP (subsede de Marabá).

A carta escrita pelo professor, cujo conteúdo tece criticas consistentes ao Tião do Não, foi publicada no blog do HiroshiBógea, um dos mais acessados da cidade e região.

O que causou mais estranheza foi fato de que da reação autoritária do candidato não pretendeu responsabilizar apenas o professor, autor das criticas, o arrobo antidemocrático estendeu-se ao próprio blog.

O Tião do Não solicitou na justiça a supressão do blog, ou seja, a sua extinção. A reação da blogosfera e das mídias sociais foi imediata, muitas manifestação de apoio ao blogueiro e ao professor e também críticas ao Tião do Não, o candidato deu mais um tiro no pé, o primeiro foi ter apoiado o não durante o plebiscito que pretendia a reorganização territorial do estado.

Se continuar agindo assim o Tião do Não vai terminar a eleição com os pés fuzilados!

Marcelo Carvalho

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Calendário da enrolação



No dia 9 de maio, o governo do Estado recebeu o SINTEPP para mais uma rodada de negociação, no dia 11, do mesmo mês, a assessoria de comunicação do governo publicou nota explicando os detalhes da negociação e apresentando o cronograma de atendimento as demandas do sindicato, em resumo, o governo se comprometia com os seguintes prazos:

SOME - O projeto de lei do SOME (Sistema Modular de Ensino), por exemplo, será objeto de uma reunião marcada para o dia 11 de junho.

Resultado concreto: não foi enviado nenhum projeto de lei à ALEPA.

PCCR dos servidores - Já o PCCR dos servidores de nível Médio e Superior da educação será o tema do encontro agendado para o dia 2 de agosto.

Resultado concreto: Não houve a reunião na data indicada e não foi enviado nenhum projeto de lei à ALEPA.

Aulas suplementares: a regulamentação das aulas suplementares será discutido em 25 de outubro.

Resultado concreto: Nada foi discutido sobre a regulamentação das aulas suplementares e a categoria sente que o destino desta vantagem será o mesmo do abono FUNDEB, será incorporado ao vencimento base para pagar o Piso de 2013, na prática representará o rebaixamento dos salários.

Depois de constatar que o cronograma é mais uma embromação do governo e da SEDUC, deixo os leitores com a pergunta:

Até quando esperar?



Leia aqui a nota do Governo - SEDUC

Marcelo Carvalho